Grammy

Academia de Gravação anuncia três novas categorias para os Grammys 2024

As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (13/6) no site oficial da cerimônia, após reunião do conselho em maio de 2023

Correio Braziliense
postado em 14/06/2023 18:36
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

A maior cerimônia de premiação da indústria musical, os Grammys Awards, terá novidades para a edição de 2024. A Academia de Gravação anunciou a criação das categorias de Melhor performance de música africana, Melhor álbum de jazz alternativo e Melhor gravação pop dance nesta terça-feira (13/6).

Além da adição dos três prêmios, as categorias de Produtor do ano, não-clássico, e Escritor do ano, não-clássico, que já eram existentes, serão selecionadas por todos os votantes, e não apenas por um grupo seleto dos gêneros em questão.

Essas decisões foram tomadas durante a última reunião semestral do Conselho da Recording Academy, realizada em maio deste ano.

A categoria de Melhor performance de música africana busca valorizar a expressão melódica, harmônica e rítmica do continente-mãe. Ela contempla artistas como Burna Boy e Wizkid e inclui subgêneros famosos ao redor do mundo, personificados no Ndombolo, Afroswing e Amapiano.

A Melhor gravação pop dance chega para dar visibilidade ao produto do pioneirismo de artistas como Beyoncé e Lady Gaga ao incorporarem elementos da música eletrônica e do dance no pop. A categoria tem a prerrogativa de reconhecer trabalhos com ritmos acelerados, dançantes e que são acompanhados de arranjos pop.

O jazz assusta por não ter limites. Bandas como The Comet is Coming e artistas como Kassa Overall não se intimidam com isso e, pensando na criatividade e inovação dos músicos do gênero, os Grammys irão premiar as melhores produções na categoria Melhor álbum de jazz alternativo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação