Uma avalanche de estreias invade os cinemas da capital, tendo por apelo temáticas futuristas e ainda enredos da vida real. É o caso do mais recente filme do sul-africano Neill Blomkamp, Gran Turismo — De jogador a corredor, sempre lembrado pela ação distópica de Distrito 9. Agora, ele traz a adaptação de um popular videogame, cuja trama esbarra na vida real. Numa caminhada para se tornar um verdadeiro piloto de corrida profissional, Jann Mardenborough (Archie Madekwe), tem como background o passado de jogador sistemático de PlayStation. Nisso, o jovem terá o desafio de transferir para um cotidiano inesperado o potencial em frente aos jogos virtuais. No elenco do longa estão David Harbour, Orlando Bloom e Archie Madekwe.
Também mesclando ficção e realidade, o mais recente filme do cineasta Kleber Mendonça Filho (premiado em Cannes, em passado recente, por Bacurau, feito ao lado de Juliano Dornelles), Retratos fantasmas aposta na paixão pelo fazer e pelo consumo de filmes. Filme de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, o longa aposta no registro da ação do tempo em cima das transformações culturais de salas de cinema no centro do Recife. Impregnado de memórias, o filme embala uma enorme carga nostálgica diante daqueles que vivenciaram demolições e reconstruções tanto no cinema quanto na vida em sociedade (contabilizado o período da ditadura no Brasil).
Brasília ainda tem em cartaz o documentário italiano Hitler vs Picasso — A obsessão nazista pela arte. Com direção de Claudio Poli, mostra extravagâncias do führer no coletar e no roubo de acervos artísticos. Para quem gosta de ilimitada ação, a pedida é o longa A chamada, estrelado por Liam Neeson. A promessa é de muita tensão, uma vez que o protagonista, que conduz um carro, tendo dois filhos como passageiros, recebe um telefonema que traz ameaça da explosão de uma bomba, posicionada debaixo de um dos assentos. Muti: crime e poder é outro filme que estreia na cidade. Protagonizado por um detetive (Morgan Freeman), de passado assombroso, o longa investe na caçada a um serial killer, detido em um estranho ritual, a cada morte que causa. Antropologia e crenças entram em jogo.
Outra dobradinha que surge na telona contempla Drácula — A última viagem de Deméter, que tem trama apoiada num dos capítulos do clássico do irlandês Bram Stoker. No filme, a tripulação inteira de um navio se vê mobilizada contra inexplicáveis forças reunidas com uma carga misteriosa. Por fim, Sem deixar rastros é um longa polonês que revela um nebuloso episódio da história da Polônia comunista. Situado no começo da década de 1980, mostra a pressão sofrida por uma testemunha do espancamento de um estudante por policiais.
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