A desordem apontada desde o subtítulo, Caos mutante, no filme As Tartarugas Ninja mostra a quantidade de personagens afetados por uma substância mutagênica que instaura a desordem nesta animação capaz de reanimar uma franquia que resiste há quatro décadas. Com roteiro de Seth Rogen (que ainda dá vida ao personagem Bebop) e Evan Goldberg (de Superbad), o filme tem direção de Kyler Spears e Jeff Rowe (A família Mitchell e a revolta das máquinas).
O que está em jogo na trama é a origem e o desenvolvimento de um quarteto de irmãos que deixa o esgoto de Nova York para buscar o posto de heróis mutantes. Independente de ordem, são eles: Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello. O destino de todos está atrelado ao da confusa e insegura estudante April O’Neil, que sonha com o futuro de jornalista. Uma motocicleta roubada é a situação que aproxima a moça dos ninjas muito particulares, que tiveram por figura paterna o Mestre Splinter. Nos cinemas, esse personagem rato ganha a voz de Jackie Chan.
Para além do visual festivo, a imprensa internacional tem dado atenção ao tipo de abordagem do filme que consegue uma ampla comunicação com a plateia. Reclusas, as poderosas tartarugas têm as aventuras descritas com tom bastante ágil, segundo apontam alguns críticos internacionais. Sempre vistos com desconfiança, Rapha, Donnie, Mikey e Leo (numa citação aos celebrados renascentistas) terão muito para provar aos humanos, e agarram a chance de reordenar um universo prejudicado por experimentos de um cientista.
O personagem Super Mosca (Ice Cube) se apresenta como um vilão no filme que ainda tem a poderosa Cynthia Ultrom com pose de contraventora, à frente de empresa com atividades suspeitas. Mutantes em série se revelam ameaça latente no filme que deixa o temido Destruidor meio de lado. A vingança é um dos elementos mais destacados no enredo que traz um amontoado de malfeitores, num grupo batizado como sindicato do crime.
Entre personagens que exaltam a admiração pelos filmes de artes marciais, As Tartarugas Ninja: caos mutante aposta em protagonistas com atitudes genuinamente adolescentes e rebeldes. O emprego de linguagem atual, com bastante humor, é uma das constantes em cada citação ao filme, que traz breve passagem de live-action e explora temas como a intolerância. Ágeis e versadas na pancadaria, com o passar da trama, as famosas tartarugas terão lutas diretas com uma ameaça bem maximizada.
Outras estreias
Golda — A mulher de uma nação
Helen Mirren dá vida ao retrato da primeira-ministra de Israel no começo dos anos de 1970. À época, em meio à guerra, Golda Meir tomou medidas vitais para muitos.
As oito montanhas
Coprodução entre Bélgica, França e Itália cerca a trama de amizade, por décadas, de homens com origens bem diferenciadas.
Ithaka — A luta de Assange
John Shipton encabeça o documentário em torno da luta pela libertação do filho dele, Julian Assange, o fundador do WikiLeaks.
O porteiro
Alexandre Lino e Cacu Protásio estrelam a comédia em que um porteiro terá que provar sua inocência num caso de roubo.
Toc toc toc — Ecos do além
Estranhos barulhos entre as paredes de uma casa atiçam a curiosidade de um apavorado menino.
Para onde voam as feiticeiras
Repletos de ideais que fortalecem marginalizados sociais, sete artistas de rua improvisam no centro paulistano.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br