Cinema

Mostra Ecofalante de Cinema apresenta temáticas ambientais nas telas

Trinta e sete filmes compõem a programação da mostra, entre eles, longas e curtas premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais

Documentário Escute: A terra foi rasgada, em cartaz na mostra Ecofalante -  (crédito: Divulgação: Mostra Ecofalante )
Documentário Escute: A terra foi rasgada, em cartaz na mostra Ecofalante - (crédito: Divulgação: Mostra Ecofalante )
Correio Braziliense
postado em 05/09/2023 03:55

No Dia da Amazônia, o Cine Brasília e a Universidade de Brasília (UnB) recebem exibições de filmes voltados para temáticas ambientais. A partir de hoje, será realizada a 12ª Mostra Itinerante Ecofalante de Cinema, que é considerada o evento mais importante do audiovisual da América do Sul sobre pautas socioambientais. Este ano a Ecofalante vai abordar temáticas ambientais com foco nos povos indígenas e também o racismo ambiental.

“A mostra Ecofalante foi criada para ser uma plataforma de informação e conhecimento para por meio do audiovisual debater os problemas contemporâneos. São filmes selecionados que foram exibidos nas mostras de cinema nacionais e internacionais, e levantam as questões e problemáticas que estão ao nosso redor, em busca de promover os debates com a sociedade e, acima de tudo, levar informação de qualidade. O objetivo é democratizar o debate socioambiental para a sociedade”, explica o responsável pela mostra, Chico Guariba.

Trinta e sete filmes compõem a programação da mostra, entre eles, longas e curtas premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais. Junto à mostra, ocorrerão debates que abordarão questões contemporâneas. Além disso, haverá o lançamento da 12ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente; e também a abertura da Semana do Cerrado do Distrito Federal, além do lançamento do relatório Yamak n ohota xoa! (Nós estamos sofrendo ainda).

A Ecofalante será aberta no Cine Brasília hoje, a partir das 19h, quando será exibido o documentário Escute: A terra foi rasgada, de Cassandra Mello e Fred Rahal, seguido de um debate com as lideranças indígenas Davi Kopenawa, Maial Kayapó e Julio Ye’kwana. O longa retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas em defesa de seus territórios, frente à destruição causada pelo garimpo.

As exibições da mostra vão ocorrer no Cine Brasília, entre hoje e domingo, e nos anfiteatros 9 e 10 da Universidade de Brasília (UnB), de 11 a 15 de setembro. Na UnB, nove sessões serão seguidas por debates com ativistas, especialistas e outros convidados especiais, entre eles Alexandre Strapasson, Beka Munduruku, José Geraldo Júnior, Marcos Sorrentino, Maurício Angelo e Suely Araújo. A mostra é gratuita e a programação completa está disponível no site oficial da Ecofalante.

Lara Oliveira - Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação