Música

Festival CoMA traz variedade de DJ Sets neste fim de semana

Localizado no CCBB, o festival traz os DJs Malfeitona, Sallun, Criolina, Filhos De Guetta, Underbaile e Perde A Linha

Festival CoMA 2022 -  (crédito: Victor Diniz/ Divulgação)
Festival CoMA 2022 - (crédito: Victor Diniz/ Divulgação)
postado em 03/10/2023 06:10 / atualizado em 03/10/2023 06:10

Celebrando a riqueza da diversidade artística brasileira, o Festival CoMA traz, na sexta-feira (6/10) e no sábado (7/10), DJs Sets de destaque nacionais e de festas brasilienses, como Malfeitona, Sallun, Criolina, Filhos De Guetta, Underbaile e Perde A Linha. A programação completa desta sexta edição é sediada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e também conta com shows de outros artistas, mostras de cinema e conferências.

Apesar da cidade ser rica culturalmente, Brasília carece de novos ambientes para receber festas que fogem do cotidiano. Atualmente, a capital federal concentra a programação nos mesmos espaços tradicionais — como Externa, Birosca, Calaf e Complexo Fora do Eixo — com as mesmas festas. Nesse meio, o CoMA representa uma oportunidade diferente ao público, para expandir o consumo de arte e, aos artistas, para conquistarem mais visibilidade em novos palcos.

Explorar novos espaços, como o CoMA, permite que as pessoas saiam do eixo cotidiano de festas e conheça outros ambientes da cidade. “Isso expande os horizontes dos espaços públicos — que ficam mais abertos a outras propostas — e fortalece a cultura do país como um todo. Quando o público tem contato com outras cenas e estilos, ele fica mais propício a apoiar também propostas novas na cidade”, explica a Dj Malfeitona, que une clássicos do rock, pop, punk, funk, brega funk e pagode baiano no mesmo set list.

Das festas para os festivais

Para integrar o Dj Set variado do Festival CoMA, cada coletivo traz as particularidades de mixagem e promete um repertório especial para o evento. “Adaptamos nosso setlist para que até mesmo aqueles que nunca estiveram no baile possam sentir essa mescla que é característica da festa", explica o grupo Underbaile, formado pelos Djs J4k3 e KLap, além dos idealizadores Phillipe Daher, Rubão e DjA.

Para a festa, o coletivo Criolina — constituído pelos DJs Ops, Pezão e Barata — apresenta o set list Sistema Criolina. “O CoMA é uma plataforma de promoção de bandas locais, que traz shows nacionais muito enérgicos, reverencia os maiores artistas da música brasileira e faz a conexão com selos internacionais. A gente faz uma costura parecida no nosso set”, explicam. “Estar junto às outras festas que movimentam nossa cidade nos faz querer aplicar novidades e tendências sonoras, sem perder o foco na pista”.

O repertório cotidiano do Dj Sallun traz músicas eletrônicas, modernas e dançantes que se adequam tanto a ambientes culturais quanto a festas, justamente a proposta do CoMA. “Acho bem importante o espaço cultural e o ambiente de festas serem mais integrados. Um espaço cultural pode ter um ambiente festivo diferente, mais livre, e não só espaços culturais que se engessam de um formato”, ressalta. Taguatinguenses, o coletivo Perde A Linha prepara um set com muito dancehall, funk e rap “sem perder, é claro, a nossa essência”, afirmam.

Mesclando sátira, diversão, arte circense e eletrohits, os Filhos de Guetta trazem o melhor da música eletrônica para o festival. O coletivo foi criado em 2018 e é formado pelos Djs Felipe Velloso, Ian Viana, Julia De Agostini e Kaká Guimarães. “Ocupar um lugar com uma festa é exercer nele uma prática de encantamento. É uma provocação ao que chamamos de ‘vida real’, a vida que todos tentam fugir quando chega o final de semana”, eles ressaltam.

Coma no Correio

Ao longo do mês, o Correio tem feito, nos meios on-line e impresso, um passeio entre as atrações do Festival CoMA, traçando um retrato dos artistas e a relação com Brasília e o evento.

*Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação