Houve um período, entre 1980 e 2001, que Oswaldo Montenegro produziu e dirigiu vários musicais. O primeiro deles foi Veja você Brasília, que ficou em cartaz por várias semanas na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A maioria foi levada a palcos do Rio de Janeiro e São Paulo, sempre para grandes plateias.
Um deles, Noturno, o cantor, compositor, diretor e produtor brasiliense encenou aqui na cidade. Vinte cinco anos depois esse espetáculo volta a ser apresentado, onde foi escrito, desta vez no Teatro Levino de Alcântara, da Escola de Música, amanhã e sábado, às 20h e domingo, às 19h. A nova montagem tem direção de Deto Montenegro e direção de produção de Cláudia Charmillot.
Essa nova montagem será encenada por um grupo de cantores, atores e dançarinos que participaram da Oficina dos Menestréis, ministrada por Deto Montenegro e a Oficina Circo Íntimo, de Abaeté Queiroz e Juliana Drummond. Alguns deles participaram da primeira montagem, há 25 anos. O musical vem sendo construído no Espaço Cultural Mapati desde março deste ano.
De acordo com Deto Montenegro, o processo de escolha do elenco passou por um critério de avaliação, que teve por base a afinação e a noção de ritmo. "A pessoa não precisava cantar solo, mas tinha de saber cantar ao lado de alguém, sem desafinar. Esse foi o teste classificatório".
Segundo o diretor, a nova montagem de Noturno não traz novidade no roteiro. "Buscamos manter o que o Oswaldo escreveu originalmente. Incluímos apenas uma música, composta por ele há 15 anos. Ao se referir ao irmão, Deto é só elogios: "Oswaldo, além de irmão, é o mestre que sempre me orientou. Ele foi decisivo na minha formação como encenador e diretor, desde que me chamou para fazer parte de sua trupe".
Noturno
Musical com participantes da Oficina de Menestréis, sob a direção de Deto Montenegro, amanhã e sábado, às 20h e domingo,às 19h, no Teatro Levino de Alcântara da Escola de Música de Brasília, na 602 Sul. Ingressos:R$ 40,plateia e R$ 25 plateia popular. Ingressos à venda na Beline Pani & Gastronomia (113 Sul) e no local. Não recomendado para menores de 12 anos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br