Cinema

Festival traz filmes para a primeira infância com música ao vivo

Mostra de filmes para a primeira infância reúne produções de 13 países em espetáculo com música ao vivo no Teatro da Caixa Cultural

Filme O pequeno lápis, integrante da Mostra Tô no cineminha -  (crédito: Divulgação/Forum des Images)
Filme O pequeno lápis, integrante da Mostra Tô no cineminha - (crédito: Divulgação/Forum des Images)
postado em 07/12/2023 10:51 / atualizado em 07/12/2023 11:00

O brilho nos olhos da filha ao presenciar um festival de cinema para crianças com música ao vivo derreteu a produtora e jornalista Luana Dias. Foi o suficiente para ela decidir trazer ao Brasil o Tô no cineminha, versão brasileira do francês Tout petit cinéma, organizado pela associação Forum des Images. Marcado para ocupar o Teatro da Caixa Cultural a partir de 12 de dezembro, o festival reúne filmes de 13 países em espetáculos de cine concertos concebidos para crianças a partir de 18 meses.

Fruto de parceria com o Forum des Images, a mostra desembarca na América Latina pela primeira vez e traz, além dos filmes, uma série de atividades para envolver as crianças no mundo das imagens. "É a partir dos 18 meses, mas não tem limite de idade. E é lindo esse encontro geracional. Nossa proposta é que a criança venha acompanhada de toda a família. É emocionante tanto para uma criança que vai estar vivendo suas primeiras experiências no cinema, quanto para os avós, irmãos e pais. É uma coisa mágica o encontro da imagem, do cinema e da música sendo executada ao vivo", garante Luana.

As sessões são acompanhadas por cinco músicos vindos da França e que fazem parte da montagem do espetáculo. Em Brasília, a cantora Ana Reis será a responsável por acompanhar os trechos musicais com voz. Sem diálogo, todos os filmes são animações de curta duração e as trilhas sonoras originais foram substituídas pelas músicas executadas ao vivo. "Mais que uma sessão de cinema, o cine concerto vira um espetáculo. É isso que é mágico no projeto. Você está ouvindo uma música executada ao vivo e vivenciando a relação mágica. Por exemplo, um pinguinho de chuva é feito pelos instrumentos", conta Luana, que também é diretora do evento.

Os filmes foram agrupados em blocos temáticos idealizados para discutir temáticas pertinentes para as crianças. Clarão da lua traz animações que lidam com a noção de noite e dia e tratam dos mistérios depois que o sol se põe, do que acontece nesse período, quais são e como vivem os animais noturnos. Em 1001 cores, as histórias mergulham no colorido presente no planeta, da natureza à linha usada no tricô da vovó. Já Máquina dos sonhos propõe uma aventura pelo mundo onírico. O que é sonhar, de onde vêm os sonhos, como realizar os próprios sonhos e quais são as fronteiras com a realidade são algumas das perguntas oferecidas nos curtas desse módulo.

Além da exibição dos filmes, o Tô no cineminha conta também com uma série de oficinas nas quais as crianças vão conhecer e ter contato com os instrumentos utilizados durante os espetáculos. Uma master class com dois músicos que tocam nos cine concertos também foi programada. "Eles vão apresentar o processo de composição de trilhas sonoras para o cine concerto para primeira infância, para músicos e produtores locais", explica Luana Dias.

 

Tô no cineminha

De 12 a 14 de dezembro no Teatro Cultural da Caixa Entrada franca

 

  • MOstra Tô no cineminha, festival de cinema para primeira infância
    MOstra Tô no cineminha, festival de cinema para primeira infância Foto: Divulgação/Forum des Images
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->