Crítica // Kevin ###

Baseado nos desdobramentos de uma amizade, filme Kevin inspira sororidade

Com temas como racismo e amizade, longa Kevin se afirma na linguagem documental

Ricardo Daehn
postado em 04/11/2022 06:00
O filme Kevin reúne, em cena, as amigas Joana Oliveira e Kevin Adweko -  (crédito:  Cristina Maure/Divulgação)
O filme Kevin reúne, em cena, as amigas Joana Oliveira e Kevin Adweko - (crédito: Cristina Maure/Divulgação)

Crítica // Kevin ### 

Foi há seis anos, durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que a produção luso-brasileira A cidade onde envelheço (de Marília Rocha) venceu o prêmio central, a partir da trama do reencontro de duas amigas. Na tela, despontavam sororidade, e havia personagem pronto e disposto a deixar o Brasil. Numa estrutura de filme que reorganiza estes conflitos, o longa mineiro Kevin, igualmente produzido por Luana Melgaço e com técnicos como Gustavo Fioravante e Clarissa Campolina (presentes naquele filme de 2017), chega às telas do cinema.

Com roteiro de Joana Oliveira (também diretora do filme), Laura Barile e Tatiana Carvalho Costa, Kevin resgata uma ponte cultural que atravessa Alemanha, Brasil e Uganda. A africana Kevin Adweko e a brasileira Joana se conheceram, estudantes, na germânica Reutlingen. Um reencontro, protelado, entre as amigas da vida real se concretiza, com o desenvolvimento do longa. Daí, com grande placidez, no exame de desejos do passado (teriam sido
efetivados?), na renovação de perspectivas e no sufocamento de desejos, o filme de traçado documental se realiza.

Atuante mãe, que segue solteira, Kevin rouba a cena, com brandas convicções sobre a possibilidade de mudar o mundo e mesmo quando executa tarefas corriqueiras como cozinhar e levar a filha para a escola. Joana, diretora que, em 2010, respondeu pelo longa-metragem Morada, em torno de uma mulher que espera a casa ser desapropriada, novamente, em Kevin, se apega ao lastro do passado e em como nos deixam marcas.

Numa realidade em que vê o pai (uma fortaleza a ruir) adoecer, e conta com percalços no casamento, Joana se apega à sororidade e se permite vivenciar a transformadora viagem para Uganda, em que supera fragilidades e vê Kevin abater carga de preconceitos, com uso da inteligência e da sensibilidade. Uma lição terna e nada ruidosa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação