Muita música e poesia vai rolar neste sábado. O Espaço Cultural Leão da Serra abre os portões, a partir das 12h de sábado, para a tradicional celebração do aniversário do poeta Álvaro de Campos, o heterônimo de Fernando Pessoa nascido em Tavira, cidade portuguesa que desde 2015 realiza sua "Festa dos Anos", da qual o Leão da Serra participa de maneira remota.
O Espaço Cultural Leão da Serra participa desse evento há sete anos, a primeira participação foi em Portugal. Nos anos seguintes, a celebração passou a ser realizada em Brasília, a partir aqui do Leão da Serra, com transmissão ao vivo para a Associação Casa Álvaro de Campos, em Tavira.
Toda a temática do evento será centrada na poesia de Álvaro de Campos. A começar pelo almoço, cujo prato principal será Dobrada a Moda do Porto, tema de um dos poemas mais conhecidos do heterônimo. A chef Lúcia Leão é a responsável pelo cardápio da casa e, além de cozinhar, também participa em interação com o público, na qual ela ensina a receita da Dobrada, enquanto a prepara.
"Eu vou ensinar a receita enquanto finalizo a preparação do prato no fogão, que será montado no palco, ao lado dos artistas convidados. Enquanto eu cozinho, Túlio Borges (voz e violão) e Vicente Sá (declamação) apresentam canções e poemas autorais e textos de Álvaro de Campos." explicou ela.
O músico Túlio Borges e o poeta Vicente de Sá são os artistas convidados, que irão homenagear por meio de músicas e declamações de poemas Álvaro Campos. No entanto também farão apresentações de produções autorais.
"Faz sete anos que fazemos esse show, o Túlio e eu, e em cada uma deles fazemos homenagens as obras do Álvaro de Campos", comenta Vicente Sá. "O Túlio faz releitura de poemas do Álvaro em forma de música, como "Ah, onde estou", "Mar portuguez" entre outros. Daí, eu também vou apresentar poemas do Álvaro e também alguns meus. E é toda uma dinâmica, entre nós dois e a chef Lúcia, já que batemos um papo, interagimos durante as apresentações até o horário do almoço."
O roteiro do evento prevê um espetáculo bastante descontraído e com interação com a plateia. "Como num papo de cozinha, vamos intercalar músicas e poemas com contação de histórias", observa Vicente. O almoço será em sistema de bufê para os participantes se servirem à vontade. Esse ano, além da Dobrada à Moda do Porto será servido, também, como prato principal, um delicioso arroz de bacalhau.
Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
