Cinema

Pacote de preciosidades na programação do Cine Brasília

Numa seleção dos melhores filmes de 2022, o crítico Sérgio Moriconi escalou exibição de 18 filmes no Cine Brasília

Ricardo Daehn
postado em 16/12/2022 06:11
O premiado Drive my car traz referências de teatro e cinema   -  (crédito:  Mubi/Divulgação)
O premiado Drive my car traz referências de teatro e cinema - (crédito: Mubi/Divulgação)

Em cartaz no Cine Brasília (EQS 106/107), até 28 de dezembro, a mostra Vá e veja — Retrospectiva 2022 exibirá 18 filmes, numa seleção sob curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi. Nesta sexta (16/12), às 18h30, será exibido o drama francês de Hafsia Herzi A boa mãe, que competiu no segmento Um Certo Olhar do Festival de Cannes. O longa examina a determinação da dona de casa Nora, disposta a tudo para aliviar o martírio do filho à disposição da justiça, num longo processo de julgamento. Às 20h30, Il buco é o longa-metragem que revela o talento de Michelangelo Frammartino e tem por cenário uma Itália potente e tocada pelo progresso, nos anos de 1960. A exploração de uma profundíssima caverna na região da Calábria desemboca no entrosamento entre os viajantes e um solitário pastor das imediações. O longa venceu o prêmio especial do júri, no Festival de Veneza.

Sábado (17/12), serão exibidas duas produções: Paixões recorrentes (às 18h30) e Drive my car (às 20h30). O primeiro leva a assinatura de Ana Carolina e projeta a exposição de uma série de ideologias, por personagens que habitam o mundo de 1939, prestes a ruir, com o estouro da Segunda Guerra. Alheios ao conflito, comunistas, capitalistas e até fascistas reclamam a certeza de suas correntes políticas.

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, além do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, Drive my car será exibido, às 20h30 do sábado. A produção japonesa assinada por Ryusuke Hamaguchi mostra o percurso de dores pessoais de um artista e ainda da recuperação dele, por meio da arte. Inspirado por obra do russo Anton Tchékhov, o ator e diretor de teatro Y. Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é casado com Oto (Reika Kirishima), antes de experimentar avassaladora traição. Uma completa renovação de vida se dará, quando ele for convidado para um evento sediado em Hiroshima, a partir do contato com a motorista profissional Misaki (Toko Miura).

Domingo (18/12), às 18h30, será a vez da coprodução entre Ucrânia e Turquia chamada Klondike: a guerra da Ucrânia. Filme de Maryna Er Gorbach, mostra conflitos internos em um casamento, ao leste da Ucrânia, nas imediações com a Rússia. Enfrentando consequências da guerra de Donbas, numa devastada aldeia, o casal de protagonistas sofre, prestes ao nascimento do filho.

Por fim, às 20h30, é a hora de rever a memorável interpretação da atriz brasiliense Maeve Jinkings, no longa Carvão, que marcou a estreia de Carolina Markowicz em longas. Violência, criminalidade e desvios num assistencialismo em meio rural estão alinhados na trama que coloca em primeiro plano Irene, uma matriarca de família interiorana. Camila Márdila, Rômulo Braga, Jean Costa e Cesar Bordón completam o elenco. Para todas as sessões, ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação