Cinema

Cine Brasília repleto de atrações

Além da mostra Vá e veja, que exibe os melhores filmes de 2022, o cinema da EQS 16/107 aposta na estreia do longa Fabian

Correio Braziliense
postado em 06/01/2023 06:00
 (crédito: divulgação )
(crédito: divulgação )

Fabian: O mundo está acabando é um longa dramático, austro-alemão, dirigido por Dominik Graf, que entra em cartaz, às 19h desta sexta-feira (6/01), no Cine Brasília (EQS 106/107). O longa tem horários diferenciados no sábado (20h15) e domingo (20h). Com quase três horas de duração, teve estreia mundial na 71ª edição do Festival de Berlim. A história se passa na Alemanha, em 1931, e gira ao redor de Jakob Fabian, um publicitário niilista; Cornelia, atriz por quem ele se apaixona; e Stephan Labude, seu melhor amigo. A vida de Fabian é profundamente afetada pela crise em curso no país, quando o sonho liberal da República de Weimar se desestrutura frente à ascensão do nazismo.

Enquanto isso, a carreira de Cornelia começa a despontar. Baseado no romance literário Fabian: A história de um moralista, obra escrita pelo jornalista alemão Erich Kästner em 1930, o longa combina ficção com elementos autobiográficos a fim de pintar o cenário de declínio moral e instabilidade social na Alemanha. O filme de Graf é a segunda adaptação criada para cinema, antecedido por Fabian (1980), de Wolf Gremm.

Mais possibilidades 

Também no Cine Brasília, duas sessões, no sábado e no domingo, trazem O tesouro do Pequeno Nicolau (às 10h, em versão dublada), e às 14h, legendada. O filme é o terceiro de uma franquia inaugurada por Laurent Tirard e apresenta as aventuras do ingênuo e traquinas Nicolau, que, desta vez, enfrenta as incertezas de ser obrigado a mudar de cidade.

Ainda no Cine Brasília, uma dobradinha de filmes conduzidos por mulheres chama a atenção, sábado e domingo: Com amor e fúria (às 16h) e Aftersun (às 18h15). O primeiro, assinado por Claire Denis, coloca a atriz Juliette Binoche vivendo a incerteza de Sara, frente ao antigo amante François. O longa integra a retrospectiva Vá e veja, dedicada aos melhores títulos de 2022. Já Aftersum, de Charlotte Wells, traz o ator Paul Mescal interpretando Calum, um pai deslumbrado pela companhia de Sophie, a jovem filha dele. Ambos, antes de uma mudança abrupta, vivem época de ouro num clube situado na costa turca.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE