Rolê

DJs e músicos falam sobre os ingredientes de um hit do carnaval

Segundo o DJ Rafael Ops, do Aparelinho, o que faz um hit de carnaval é a apropriação do tempo/espaço em que está inserido

Pedro Ibarra
postado em 03/02/2023 06:00
 (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Começou a contagem regressiva para fevereiro, o Brasil fica monotemático por uma boa razão, o carnaval está chegando e a energia nele contida já contagia o brasileiro. Um dos principais focos da festividade é a música, sempre há um hit do carnaval e por isso o Rolê convidou os entendidos de assunto para falar sobre sucessos do carnaval.

O que faz um sucesso da folia

Segundo o DJ, estudioso e um dos responsáveis pelo bloco de carnaval Aparelinho, Rafael Ops: "O que faz um hit de carnaval é a apropriação do tempo/espaço em que está inserido. "Pode surgir de um meme, do ativismo político, de uma dancinha, de um retrato do contexto social e cultural em que nasce", explica Ops.

O artista pontuou que, como toda cidade, Brasília tem a própria especificidade. "Nos meus blocos, por estarmos numa cidade jovem, com gente vinda de todo canto, tento fazer uma viagem pelos carnavais regionais do Brasil e, porque não, do mundo inteiro. Os hits carnavalescos muitas vezes surgem dos ritmos que deram origem à nossa cultura, especialmente os latinos e africanos", afirma.

Algumas canções por DJ Ops

Músicas como o Rebolation e Tchubirabiron, da banda Parangolé, Liga da justiça, do Levanóiz, Lepo lepo, do Psirico, e Paredão metralhadora, da banda Vingadora foram alguns dos hits recentes de carnaval. Contudo, a festa é histórica e Rafael fez uma lista de cinco músicas que, para eles, são sucessos atemporais para a época.

• 1 - Antônio Nóbrega — Chegança

• 2 - Ha Ono Beko — Preto Veio

• 3 - Baiana System — Forasteiro

• 4 - Harmonia do Sampler — PPC

• 5 - Sistema Criolina — Tema do Aparelhinho

E 2023… O Rolê convidou nada mais nada menos que o grupo de maior sucesso da cidade, neste momento, para indicar o que eles acreditam que serão as faixas que vão bombar no carnaval. Com a palavra, os cinco integrantes do Menos é Mais:

• Duzão: Grupo Pagode do Segredo. “Todas as músicas são muito boas. O que você colocar, não tem segredo, só no nome”, afirma o vocalista.

• Jorge Farias: Vida, de Matheus Fernandes, com Ludmilla

• Gustavo Góes: Lapada dela, de Menos é Mais e Matheus Fernandes.

• Paulinho Félix: Iludidão, de Menos é Mais.

• Ramon Alvarenga: Lapada dela e Iludidão, de Menos é Mais. “Eles roubaram a minha ideia”, diz o instrumentista.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE