Os apreciadores do reggae têm um encontro marcado este fim de semana. A 4ª edição do Festival FYAH — Cultura Black está no ar, sábado (6/5), a partir das 22h, no Minas Tênis Clube de Brasília. O evento que recebe artistas de reggae e da black music neste ano traz a banda Mato Seco e a diva do reggae internacional Dezarie.
Desde a primeira edição de 2018, o evento reúne amantes do reggae e se empenha na valorização da negritude e, principalmente, nas músicas produzidas por artistas negros.
"O FYAH tem se consolidado na cena de Brasília como um festival plural. Destacamos sempre ritmos da música negra em nosso line up, como o reggae, rap, funk. Nosso foco é deixar em evidência ritmos valorizados pelos ouvintes de Brasília ", explica um dos sócios e produtor cultural do evento, Tony Guardieiro.
Natural de St Croix nas Ilhas Virgens Americanas, a cantora Dezarie, que carrega o título de diva do reggae contemporâneo, é considerada uma das maiores revelações do reggae mundial. É conhecida pelas letras das músicas que carregam mensagens de igualdade e justiça.
Dezarie ressalta a satisfação em participar do evento e o retorno a Brasília: "Estar no Brasil é sempre uma bênção. A forma como as pessoas se conectam com a música é algo incrível. Sempre gosto de observar a reação no rosto das pessoas durante os shows e vejo muito amor a cada olhar. Já faz alguns anos desde a última apresentação em Brasília e estou ansiosa para reencontrar mais uma vez as milhares de pessoas que amam e respeitam o reggae nesta cidade", comenta a artista.
A cantora participou da primeira edição do evento em 2018, que reuniu outros nomes do reggae nacional e internacional, como o grupo estadunidense Groundation e o grupo brasiliense Meiaum. Hits como Gone down, Gracious Mama Africa, Don't cry, What a mornin, Fya, Set da flame e Love in your meditation são algumas das músicas que compõem o repertório da artista internacional.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.