Crítica

'A pequena sereia' marca acerto da Disney, depois de estranhos live-actions

Além de muito adequada para o papel, a estrela Halle Bailey está afiada no canto, neste inspirado musical de Rob Marshall, lembrado por sucessos como 'Chicago'

Ricardo Daehn
postado em 26/05/2023 07:12
 (crédito:  Disney/Divulgacao)
(crédito: Disney/Divulgacao)

Crítica // A pequena sereia ####

Num terreno adulto, o autor chileno Pablo Neruda descreveu, no poema Fábula da sereia e dos bêbados, as mazelas do encontro entre mitológica sereia e o mundo dos humanos. Vista com uma carga bem menos intensa do que a daquele ser que traz o poder da atração de homens para a morte, a sereia Ariel (a marcante intérprete Halle Bailey) põe à prova, pela curiosidade, a tese paterna de que humanos desrespeitam o equilíbrio da vida.

Por experiência própria, pretende descobrir a verdade na Terra em que pisa o futuro rei Eric (Jonah Hauer-King, simpático em cena, mas um desastre ao cantar), neste musical comandado por Rob Marshall, o mesmo dos sucessos Caminhos da floresta e Chicago. Um feitiço aproxima Ariel da realeza metida numa não identificada sociedade caribenha.

Por questões de afinidade, vale sublinhar o alinhamento natural entre Ariel e Eric, uma dupla que tem por motor o hábito de coletar objetos de civilizações alheias. Trecos e cacarecos — entre os quais uma estátua de uma pequena sereia — aproximam o casal. Quem também age, sem limites para a união de ambos, são os animais, e fiéis escudeiros de Ariel: Sebastião, um esperto caranguejo; o peixe Linguado, parceiro de muitas das descobertas da amiga e ainda o ganso-patola Sabichão. Em trajetórias opostas, Eric pretende avançar por águas inexploradas enquanto Ariel guarda a "obsessão por humanos". O filme, apoiado na essência do conto de Hans Christian Andersen, segue, por demais, a segura trilha da animação original, criada em 1989.

Além de uma boa participação do rei Tritão (Javier Bardem), a nova aventura encontra porto-seguro na presença de Melissa McCarthy como a vilanesca tia Úrsula. Ela rouba toda a cena ao entoar a poderosa Poor unfortunate souls, uma das criações musicais do compositor Howard Ashman (morto em 1991), em parceria com Alan Menken, e destaque entre a trilha sonora, que foi toda revisada (nas letras) pelo fenômeno da atual Broadway Lin-Manuel Miranda.

Quem assistiu ao nacional Pluft, o fantasminha (em julho passado, nos cinemas) talvez nem se impressione tanto com os efeitos deste título aquático com a chancela da Disney, que vem embalado por uma edição muito competente de Wyatt Smith (o mesmo montador de Doutor Estanho, de 2016). Hábil na condução de musicais, Rob Marshall ainda deixa a talhada verve transparecer, no comando de números como Beije a moça (ambientada num belo pântano) ou ainda No fundo do mar, seguramente presente em qualquer antologia de cinema.

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