Música

Rapper BK' estreia a nova turnê 'Icarus' no Funn Festival

BK’ divide o palco com as bandas Maneva e 3030 e o projeto de rap Poesia Acústica nesta sexta-feira (9/6) na Praça das Fontes

Pedro Ibarra
postado em 09/06/2023 06:21 / atualizado em 09/06/2023 08:48
 (crédito: Bruna Sussekind/Divulgação)
(crédito: Bruna Sussekind/Divulgação)

Antes de voar perto do sol, o ser mitológico Ícaro ganhou asas para fugir do labirinto que estava preso. Ao sair das paredes foi ganancioso e queimou as asas que lhe deram a liberdade. No entanto, teve um voo importante para fora do que o aprisionava antes. O rapper BK' está neste voo, já fora do labirinto imposto pela sociedade aos homens de pele preta, o músico apresenta o show especial do disco Icarus no Funn Festival esta sexta (9/6) na Praça das Fontes do Parque da Cidade.

O disco faz um paralelo entre a mitologia e a trajetória de BK'. Para o rapper, as vivências de pessoas negras podem ser vistas na metáfora que a história de Ícaro propõe. "Todos nós vivemos em uma prisão invisível imposta pela sociedade, ainda mais quando se é um corpo negro e periférico. Somos obrigados a criar as nossas asas para fugir da realidade que bate na nossa porta e pela imagem que criam de nós", analisa o músico em entrevista ao Correio. "Eu como um corpo preto criei a minha narrativa com a música e consegui sair do labirinto através dela, mas muitos jovens só conseguem enxergar os muros, já que não é oferecida nenhuma ferramenta para que consigam sair dali", revela.

Do início ao fim, BK' mostra ao longo de 13 faixas o próprio caminho de Ícaro. "A partir do momento que se sai do labirinto e de viver em extremos — perto do sol e da água—, se entende que é necessário seguir o meio termo entre eles. O mito de Ícaro permeia o disco nesse sentido, o início com o olhar das luzes sobre a cidade que cega o homem e termina com o amanhecer, na esperança de dias melhores", explica.

A turnê é um espetáculo visual que começou a rodar o Brasil em 2022, ano do lançamento do disco, e estreia em Brasília apenas hoje no Funn Festival. O rapper está animado para mostrar as novas músicas para os candangos. "Curto demais a cidade e queria muito levar o meu novo trabalho pra Brasília. Sei que tem uma galera que curte o meu som, estou muito feliz porque vamos nos encontrar em breve!", afirma. "O que posso garantir é que esse show é uma experiência, quero que o público vá aberto a tudo que vai acontecer no palco e se conecte com a história que tô apresentando", adianta.

A expectativa pode ficar alta visto que BK' tem gostado da recepção da nova fase da carreira com o público. "Está sendo demais! Icarus mostra um BK' mais maduro e com vontade de dominar o mundo, mas sem perder a conexão com o que me trouxe até aqui. Sinto que isso se reflete com quem me acompanha e conseguimos transportar também para o palco em um dos shows mais completos que já apresentei", conta o artista. "As narrativas das músicas e o show chegam com uma outra intensidade. Já passamos do labirinto, agora estamos celebrando aprender a voar com as nossas asas", completa.

Brasília em alta

Além de BK', ainda sobem ao palco Maneva, 3030 e Poesia Acústica. Os integrantes do Maneva também veem com bons olhos o retorno à capital. "Brasília é um caso de amor eterno! Temos muitos fãs e amigos por aí. Então, quando sobe o nome da cidade na nossa agenda, a comemoração é imediata! São sempre muito receptivos e respondem de forma positiva nos shows!", comemoram os ícones do reggae.

Serviço

Funn Festival
Amanhã, às 17h, na Praça das Fontes (Parque da cidade - Brasília). Os ingressos custam a partir de R$90 (meia-entrada) e podem ser adquiridos por meio da plataforma Ingresse. Valor sujeito a alteração. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação