Música

Terraplana, revelação do shoegaze, se apresenta na Infinu neste sábado

A banda paranaense estreia em Brasília para show único na Infinu Comunidade Criativa, a partir das 20h

Banda Terraplana se apresenta na Infinu neste sábado (26/8) -  (crédito: Henrique Thoms)
Banda Terraplana se apresenta na Infinu neste sábado (26/8) - (crédito: Henrique Thoms)
Caetano Mota*
postado em 25/08/2023 06:27 / atualizado em 25/08/2023 15:13

"Apesar do nome, não somos terraplanistas", brinca Stephani Heuczuk, baixista e vocalista da banda paranaense Terraplana, que vem se consagrando como uma das grandes revelações do shoegaze nacional. Pela primeira vez na capital do rock, o grupo se apresenta neste sábado (26/8) na Infinu Comunidade Criativa, localizada na 506 Sul, a partir das 20h.

O big-bang de Terraplana foi em 2017, com o lançamento do primeiro projeto, o EP Exílio. Cinco anos depois, contrapondo o tom irônico que nomeia a banda, o álbum de estreia, Olhar para trás, lançado pela Balaclava Records, traz o melhor que o shoegaze tem para oferecer: rock com atmosfera nostálgica e etérea, coberto de guitarras distorcidas em um som no qual nenhum instrumento é distinguível de outro.

De acordo com Vinícius Lourenço, guitarrista e vocalista do grupo, o lançamento do primeiro disco sempre foi um sonho. "No momento em que lançamos o nosso EP, que foi mais 'caseiro', com instrumentos de casa, já sabíamos que o próximo passo seria o álbum", diz. Em 2023, Terraplana alcançou isso e muito mais: além da tour solo pelo país, a banda ficou a cargo da abertura dos shows da aclamada Deafheaven, em março, e neste semestre, está escalada para apresentações no Primavera Sound São Paulo, em dezembro, e no Balaclava Fest, festival do selo da banda, em novembro.

Terraplana fará parte das atrações do "Primavera na Cidade", programação cultural que antecede, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, os shows da segunda edição do Primavera Sound São Paulo, que ocorre nos dias 2 e 3 de dezembro. O quarteto tocará ao lado dos britânicos Slowdive, banda com mais de 30 anos de atividade essencial para a cena shoegaze. Segundo Stephani Heuczuk, Slowdive é "top 3 referências" para Terraplana.

Perfil de mulher desfocada em preto e branco.
Capa de 'Olhar pra trás', álbum de estreia da banda paranaense Terraplana. (foto: Divulgação/Balaclava Records)

O grupo afirma "não gostar de estar preso em uma caixinha". Sonoramente, ainda há um universo de possibilidades a serem exploradas por Terraplana. Por outro lado, as inspirações líricas da banda navegam por perdas, relacionamentos e reflexões. "Muitas bandas de shoegaze nem disponibilizam suas letras, mas, para a gente, isso não significa que você não pode se identificar com as nossas", afirma Vinícius Lourenço.

Para a setlist, o quarteto, formado por Stephani Heuczuk (voz e baixo), Vinícius Lourenço (voz e guitarra), Cassiano Kruchelski (voz e guitarra) e Wendeu Silverio (bateria), promete apresentar os sucessos de Olhar para trás, faixas do EP e inéditas. A banda estará acompanhada da dreampop brasiliense Oxy, que lançará o EP de 6 canções 'besides'.

Serviço

TERRAPLANA OXY

Sábado, às 20h, na Infinu Comunidade Criativa (CRS 506 Bloco A Loja 67). Os ingressos podem ser adquiridos online no site da Sympla. Não recomendado para menores de 16 anos.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação