BB libera antecipação do saque-aniversário do FGTS

Antecipação é feita por meio de uma linha de crédito que tem juros de 0,99% ao mês e já está sendo operada pela Caixa

Marina Barbosa
postado em 28/07/2020 23:46
 (crédito: Fernando Bizerra/Agencia Senado)
(crédito: Fernando Bizerra/Agencia Senado)

O Banco do Brasil (BB) também vai operar a linha de crédito que permite antecipar os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O financiamento já está sendo operado pela Caixa e têm juros de 0,99% ao mês.

Em nota publicada nesta terça-feira (28/07), o Banco do Brasil informou que a antecipação do saque-aniversário já está disponível para os correntistas da instituição. O crédito pode ser contratado no aplicativo e na central de atendimento do BB, bem como no aplicativo e no site do FGTS.

Essa linha de crédito é direcionada aos trabalhadores que têm contas no FGTS e fizeram a opção pelo saque-aniversário. E permite antecipar três anos de saques, com valor mínimo de R$ 1 mil. Porém, têm juros de 0,99% ao mês.

Os juros são iguais aos da Caixa e são menores que os de outras linhas de financiamento pessoal, já que essa linha de crédito tem como garantia o saque-aniversário. "A liberação do crédito em conta corrente ocorre após a reserva do saldo na conta do FGTS", destacou o BB.

Porém, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) tem criticado a cobrança dessa taxa de juros. A Federação diz que a Caixa que está cobrando "juros para o trabalhador sacar seu próprio dinheiro" e calcula que o brasileiro pode perder pelo menos 12% do saque-aniversário ao fazer essa opção.

A antecipação do saque-aniversário mediante o pagamento de juros, contudo, foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS. O financiamento tenta dar um fôlego aos brasileiros, sobretudo nesse momento de pandemia, liberando agora o que só poderia ser sacado ao longo de três anos. E também está sendo estudada por outros bancos. O Santander, por exemplo, espera começar a operar essa linha de crédito em setembro. Itaú e Bradesco estão avaliando a medida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação