Dólar tem dia de queda, recua 1,54% e fecha a R$ 5,36 nesta quinta

Compromisso com teto de gastos de Bolsonaro e baixo número de pedido de auxílio desemprego nos EUA animaram investidores. Ibovespa teve queda

Jailson Sena*
postado em 13/08/2020 18:32 / atualizado em 13/08/2020 18:40
 (crédito: Divulgação/Corecon SP)
(crédito: Divulgação/Corecon SP)

Depois de uma quarta-feira em alta, o dólar fechou em baixa com recuo de 1,54%, a R$ 5,36, nesta quinta-feira (13/8), devido à boa reação dos investidores sobre o compromisso com o teto de gastos firmado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Congresso.

Outro fator que contribuiu foi a queda predominante da moeda americana no exterior. Além disso, os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA foram melhores que o previsto, foram 963 mil ante 1,1 milhão do que era esperado. Com isso, as bolsas passaram a cair após registrarem altas durante boa parte do pregão, e o Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,62%, a 100.460 pontos.

William Teixeira, assessor de investimentos da Messem, explica que o compromisso com o teto de gastos repercutiu bem no início do dia. Mas na bolsa o impacto não foi expressivo. “A gente teve uma abertura um pouquinho mais favorável no Brasil, com alguns balanços positivos que rodaram bem com a sinalização do Paulo Guedes. Mas, durante o dia, o Ibovespa zerou os ganhos, e os carros chefes foram a Vale e Petrobras que recuaram bem, em linha com a queda das cotações das commodities de minério de petróleo”, explica.

O petróleo também foi um dos fatores que os investidores ficaram atentos depois da projeção de baixa demanda para este ano, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).

Ainda no cenário doméstico, o setor de serviços teve alta de 5% depois de quatro meses de queda, além de ser o mais afetado neste período de pandemia, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta.

Também está nos radares dos investidores o pacote de estímulos na economia americana que deve ser feito entre os Republicanos e Democratas. “Os investidores estão aceleradoras ações e vendendo posições por estarem impacientes com o impasse entre os partidos acerca dos pacotes de estímulos da economia. Esse impasse está tirando a paciência dos investidores por lá”, complementa Teixeira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação