Barômetro da OMC confirma queda histórica no comércio de bens

O barômetro está atualmente em 84,5 pontos, 18,6 pontos abaixo do nível do mesmo período do ano passado

Agência Estado
postado em 19/08/2020 09:16 / atualizado em 19/08/2020 09:16
 (crédito: Divulgação/Opeu)
(crédito: Divulgação/Opeu)
O comércio global de bens provavelmente registrou uma queda histórica no segundo trimestre de 2020 em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, segundo o chamado "barômetro de comércio de bens" da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Divulgado nesta quarta-feira, 19, o barômetro da OMC está atualmente em 84,5 pontos, 18,6 pontos abaixo do nível do mesmo período do ano passado. Trata-se do pior resultado do índice numa série histórica iniciada em 2007 e está em linha com estatísticas da OMC disponibilizadas em junho, que previam uma retração anual de 18,5% no comércio mundial no segundo trimestre.
Pelo barômetro, leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo. Resultados maiores que 100 sugerem crescimento acima da tendência e menores que 100, abaixo da tendência.
Indicadores adicionais apontam incrementos parciais no comércio mundial e produção durante o terceiro trimestre, mas a OMC ressalta que a força da recuperação continua sendo "altamente incerta", uma vez que poderá ser em forma de "L", e não em forma de "V".
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags