Saldo comercial do setor cresceu 23,2% em julho ante junho, diz Abimaq

No acumulado do ano até julho as exportações do setor cresceram 26,8. E o acumulado do saldo do setor comercial cresceu 51,7%

Agência Estado
postado em 26/08/2020 15:39 / atualizado em 26/08/2020 15:39
 (crédito: Diego Baravelli/MInfra)
(crédito: Diego Baravelli/MInfra)

O saldo comercial da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 23,2% em julho ante junho e caiu 11,6% ante julho do ano passado, informou nesta quarta-feira (26/8), a Abimaq, entidade que reúne as empresas do setor. No acumulado do ano, o saldo comercial do setor cresceu 51,7%.

As exportações avançaram 25,7% em julho ante junho e recuaram 33,3% ante julho do ano passado. No acumulado do ano até julho as exportações do setor cresceram 26,8%.

Já as importações cresceram 24,5% em julho ante junho e caíram 18,3% na comparação com julho do ano passado. No acumulado do ano as importações do setor avançaram 2,4%.

Consumo aparente

O consumo aparente do setor de máquinas e equipamentos cresceu 28,8% em julho ante junho, informou Abimaq. Na comparação com julho do ano passado o consumo aparente da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 18,8%.

No acumulado do ano até julho o consumo aparente do setor cresceu 9,8%. Denomina-se consumo aparente de um bem o total da sua produção adicionada das importações e subtraída das exportações.

Nível de emprego

O nível de emprego na indústria de máquinas e equipamentos cresceu 1,7% em julho ante junho com o quadro de funcionários fechando o mês com 300,652 mil trabalhadores diretos. Na comparação com julho do ano passado, o número de trabalhadores na indústria de máquinas e equipamentos recuou 2,6%.

No acumulado do ano, o nível de emprego no setor caiu 0,1%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação