MAIS RICOS

Guedes diz que Renda Brasil vai precisar de "dinheiro do andar de cima"

Segundo o ministro, para criar um programa social robusto no próximo ano, será preciso usar recursos que hoje estão nas classes mais altas da sociedade

Marina Barbosa
postado em 01/09/2020 13:58
 (crédito: Edu Andrade/Ascom/ME)
(crédito: Edu Andrade/Ascom/ME)

Com o presidente Jair Bolsonaro decidido a "não tirar dos pobres para dar aos paupérrimos", o ministro da Economia, Paulo Guedes, já admite ter usar recursos que hoje estão nas mãos dos mais ricos para bancar o Renda Brasil. Segundo ele, será preciso "pegar dinheiro do andar de cima e do andar de lado". E é por conta desses ajustes que as discussões sobre o Renda Brasil continuam no governo.

"Se não houver o uso de recursos que estão com o andar de cima, não vamos conseguir reforçar o andar de baixo. Isso vai ser revisitado", admitiu Guedes, ao ser questionado sobre os impasses em relação aos valores e as fontes de financiamento do Renda Brasil em audiência pública realizada pela comissão de acompanhamento do covid-19 no Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º/9).

O ministro disse que essa discussão vai precisar ser contemplada pelos debates da reforma tributária e da PEC do Pacto Federativo. Afinal, a reforma pode criar novas bases de arrecadação, como por meio da taxação de lucros e dividendos. Já o Pacto Federativo vai debater a desobrigação, a desindexação e a desvinculação de receitas, o que pode liberar um espaço no Orçamento. "Para ter uma base mais ampla e tentar tornar um programa mais robusto, precisamos de um pouco mais de fôlego fiscal", avisou Guedes.

Inicialmente, Guedes havia sugerido o remanejamento de recursos de programas sociais já existentes, como o abono salarial, para bancar o renda Brasil. Porém, Bolsonaro vetou essa possibilidade como também pediu para a equipe econômica elevar o valor do benefício dos R$ 247 propostos por Guedes para cerca de R$ 300. Voltando a comparar as críticas do presidente a um carrinho de futebol, Guedes admitiu, então, que vai "ter que buscar dinheiro em outro lugar".

Ele indicou, contudo, que a revisão de programas sociais continuam em discussão. Segundo Guedes, o intuito do Renda Brasil é consolidar 26 ou 27 programas já existentes, como o abono salarial e o seguro-defeso, para focalizá-los nas camadas mais baixas da população.

Guedes contou aos parlamentares que teria explicado a Bolsonaro que "nós estamos consolidando programas e vamos também pegar dinheiro do andar de cima e do andar de lado, temos que consolidar tudo". Ainda assim, o presidente preferiu "estudar um pouco mais", porque estava "sentindo que estava pegando dinheiro do abono, de dois a três salários mínimos, e transferindo para os mais pobres ainda".

Bolsonaro

O ministro ressaltou diversas vezes, por sinal, que a decisão de estender os estudos e, consequentemente, adiar a apresentação do Renda Brasil partiu de Bolsonaro. "Ele disse 'então deixa um pouco para a frente, vamos trabalhar isso um pouco mais e a gente conversa de novo ali na frente'. Foi a opção do presidente. E é a política que tem os votos - o presidente, o Congresso - que manda. Nós temos que instrumentalizar, mostrar quais os recursos e as opções", afirmou.

Por conta disso, Guedes não deu previsão de quando o Renda Brasil será lançado. Porém, lembrou que a prorrogação do auxílio emergencial até o fim do ano deu condições de o governo continuar aperfeiçoando o desenho do programa que deve substituir o Bolsa Família em 2021. "Continua sendo estudado. Por isso, o presidente lançou uma camada de proteção por mais quatro meses para que os estudo se aprofundem", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação