Por meio de carta

INSS notificará beneficiários sobre necessidade de atualizar documentação

Ao todo serão mais de 1,7 milhão de beneficiários notificados por meio de carta de cumprimento de exigência

Renata Rios
postado em 03/09/2020 11:18
 (crédito: Gabriel Pinheiro/Esp. CB/D.A Press - 29/1/20
)
(crédito: Gabriel Pinheiro/Esp. CB/D.A Press - 29/1/20 )

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos. O instituto começou a notificar, nesta semana, quem precisa atualizar a documentação do benefício. Os casos que tiveram o benefício revisado em que foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos, que embasam a concessão do benefício, deverão receber a notificação por meio de carta de cumprimento de exigência. Após o recebimento o da notificação, o beneficiário terá 60 dias para enviar a documentação necessária.

Para realizar o envio da documentação é preciso do login e da senha do Meu INSS, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo. Após realizar o acesso, é preciso solicitar o serviço de Atualização de Dados de Benefício e anexar uma cópia digitalizadas dos documentos solicitados — CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.

Em casos que não for possível atualizar a documentação on-line, é preciso agendar o cumprimento das exigências em uma agência do INSS. Para realizar o agendamento basta ligar no número 135 e escolher a opção Entrega de Documentos por Convocação. É preciso estar agendado para entregar os documentos.

De acordo com informações do INSS, em todo o país, mais de 1,7 milhão de beneficiários serão notificados. Apenas no Distrito Federal serão 20.928 cartas de notificação. Quem não realizar as atualizações necessárias no prazo de 60 dias, poderá ter o benefício suspenso. Caso após 30 dias da suspensão os procedimentos não sejam realizados, a pessoa terá o benefício bloqueado.

O instituto firmou uma parceria com os Correios, o que permitiu que a carta de exigência esteja disponível também de forma on-line no aplicativo dos Correios. O público já consegue visualizar essa correspondência no aplicativo, dentro da seção Minhas Mensagens. A parceria pretende agilizar a comunicação e tornar mais célebre os trâmites de regularização e concessão de benefícios.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação