Ibovespa faz leitura positiva da reforma e testa 103 mil pontos

A proposta de reforma administrativa do governo vai criar cinco novos tipos de vínculos para servidores públicos, apenas um deles com garantia de estabilidade no cargo após três anos

Agência Estado
postado em 03/09/2020 11:58
 (crédito: Renatao Cerqueira/Futura Press - 21/10/19)
(crédito: Renatao Cerqueira/Futura Press - 21/10/19)
O Ibovespa já conquistou cerca de 1.700 pontos até o momento, diante da primeira leitura feita por investidores da proposta de reforma administrativa. O índice passou pela mínima aos 101.515,85 pontos e foi à máxima aos 103.225,58 pontos.
Às 11h36, subia 0,63%, aos 102.633,90 pontos, ignorando a queda das bolsas em Nova York. Por lá, o recuo reflete o índice ISM de atividade de serviços dos EUA, que caiu um pouco mais do que o esperado em agosto. As bolsas norte-americanas renovam mínimas, enquanto o Ibovespa, máximas.
"Depois de tanta notícia ruim, a apresentação da proposta da reforma administrativa é um alívio", diz o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus. "Aparentemente o mercado gostou. O estranho é que ela só melhora para o futuro, não economiza nada no curto prazo, olhando que vai melhorar as contas futuras", completa.
A proposta de reforma administrativa do governo vai criar cinco novos tipos de vínculos para servidores públicos, apenas um deles com garantia de estabilidade no cargo após três anos. O texto mantém a previsão de realização de concursos públicos, mas também vai permitir ingresso por seleção simplificada para alguns vínculos. As mudanças valem para novos servidores. Traz ainda que o presidente poderá extinguir cargos, reorganizar autarquias e fundações.
"O rombo nas conta públicas vai continuar gigantesco. Não é a melhor dos mundos, mas o fato de a reforma estar avançando, é bem vista. Além disso, se propusessem uma reforma mais ampla, que arrumaria tudo, ficaria mais difícil de negociar com o Congresso", avalia o estrategista-chefe da Levante Ideias de Investimentos, Rafael Bevilacqua.
Dentre os destaques, traz que propõe maior autonomia organizacional para o Executivo e prevê fortalecimento de contratos por resultado. Segundo a Economia, a premissa da reforma é não mexer em estabilidade e salários de atuais servidores.
O secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, destacou que as despesas com pessoal do governo federal cresceram 145% nos últimos 12 anos. Rubin lembrou que 2020 é o sétimo ano consecutivo de déficits primários nas contas do Governo Central.
Prova da boa receptividade da proposta é o comportamento das ações do setor financeiro, que sobem em bloco, com ganhos de até 5,00%. "Os bancos estão voltando, e são uma grande âncora Ibovespa. Reflete a visão de que o governo está tentando resolver as coisas", completa Bevilacqua. Além disso, os papéis da Petrobras ignoram a queda de quase 1,5% do petróleo no mercado internacional, e sobem. Em contrapartida, Vale cede, após o Ministério Público Federal (MPF) entrar com ação civil pública contra a mineradora para garantir segurança de barragens.
O estrategista da Levante ainda cita a produção industrial de julho, que subiu 8,0%, pelo terceiro mês seguido. O dado ficou um pouco abaixo do teto de 8,4% das expectativas, mas veio melhor do que a mediana de 5,9% das estimativas na pesquisa do Projeções Broadcast. O piso era de 4,30%. Ante julho de 2019, caiu 3,0%, igual ao teto das previsões. "O resultado veio um pouco melhor que o esperado. Houve forte alta de bens duráveis 42% na margem. Mostra que a economia está retomando", afirma Bevilacqua.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.