Painel Telebrasil 2020

Perder a janela do 5G pode significar anos de atraso, diz Mourão

Vice-presidente participa da abertura oficial do Painel Telebrasil 2020, evento digital do setor de telecomunicações que, este ano, debate "A Conexão do Brasil com o futuro"

Simone Kafruni
postado em 08/09/2020 11:55 / atualizado em 08/09/2020 11:55
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press         )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

O Brasil não pode perder a janela de oportunidade do 5G, sob pena disso significar décadas de atraso, afirmou, nesta terça-feira (8/9), o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, durante abertura do Painel Telebrasil 2020, evento digital do setor de telecomunicações.

Mourão afirmou que compete ao governo proteger os conhecimentos sensíveis e a privacidade, considerando os princípios de eficiência, conectividade e segurança. “Os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações e das Comunicações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estão estabelecendo parâmetros adequados para o processo licitatório a fim de criarmos as condições necessárias para as operadoras começarem a transição”, disse.

Segundo o vice-presidente, a pandemia mudou o mundo. “Em questões de semanas nos vimos ilhados. Isso nos obrigou a abrir novos caminhos e tornou a conectividade entre setores prioritária. Nesse cenário, evidenciou-se a importância das telecomunicações, rápidas e confiáveis. Dependeremos cada vez mais de modernas e flexíveis redes de telecomunicações”, ressaltou.

Mourão pontuou a necessidade do 5G para novas aplicações, como casas inteligentes, indústrias robotizadas, agronegócios georreferenciados, novos serviços públicos e veículos autônomos. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) também destacou quanto a pandemia intensificou a importância da conectividade como papel organizador da vida das pessoas.

“Não estamos falando mais de promessas. Estamos vivendo uma realidade que só se tem sustentado graças às tecnologias digitais. O futuro anunciado é agora. Vivemos um tempo difícil, mas seria impossível de viver se não tivéssemos as tecnologias digitais”, disse.

O senador assinalou que o Congresso está consciente do caráter estratégico que as telecomunicações assumiram. “Estamos atentos às questões normativas e regulatórias. Nosso país enfrenta grandes desafios estruturais para garantir a conectividade a todos os brasileiros”, afirmou.

Alcolumbre elencou a atuação do Legislativo, como a aprovação da modernização da Lei Geral de Telecomunicações, no ano passado. “Mais mudanças serão necessárias. Defendo a necessidade de destravar o Fust (Fundo para Universalização dos Serviços de Telecomunicações), de modo que os recursos sejam usados naquilo que se tornou estratégico hoje, aumento da conectividade”, sustentou.

Atualmente, o Fust ainda é voltado para telefonia fixa, portanto está desatualizado. “O Fust, da forma como está hoje, não contribui ao fim a que é destinado. Precisa se voltar para banda larga. Porém, tem recursos desviados para pagamento da dívida pública”, acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação