conjuntura

Investimentos na economia avançam 3,4% em julho ante junho, diz Ipea

Na comparação com julho do ano passado, houve um recuo de 3,8%. No ano, os investimentos encolheram 5,4%

Carinne Souza*
postado em 05/10/2020 16:10
O setor da construção civil teve crescimento de 3,3% em comparação com julho de 2019
 -
O setor da construção civil teve crescimento de 3,3% em comparação com julho de 2019 -

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta segunda-feira (5/10), o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que subiu 3,4% entre junho e julho. Na comparação com julho do ano passado, houve um recuo de 3,8%. No ano, os investimentos encolheram 5,4%. No acumulado em 12 meses, encerrados em julho, o indicador teve queda de 2,4%. O índice avalia investimentos feitos no setor de máquinas e equipamentos (nacionais e importados), construção civil e outros ativos fixos.

De acordo com as análises feitas pelo indicador, o consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou uma alta de 10,9% em julho, depois de queda de 18,1% no mês anterior. A produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 21,5% em julho, exibindo sua terceira alta consecutiva. Já a importação teve queda de 7,6% no mesmo período.

O indicador é responsável por mostrar investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo. De acordo com o Indicador, o trimestre móvel encerrado em julho teve um crescimento de 7%, na série com ajuste sazonal. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o trimestre móvel encerrou com uma retração de 6%. Ainda que com resultados abaixo do mostrado pelo ano anterior, o gradual aumento mensal desses investimentos mostra uma retomada das análises de investimentos no pós-pandemia.

Leonardo Silva, pesquisador do instituto, explica que o crescimento mensal desses índices pode ser visto de forma positiva. “A pandemia afetou muito a economia e os investimentos. Em abril, tivemos uma queda muito brusca desses resultados. É compreensivo que nas comparações com o ano de 2019, as análises apresentem queda. Mas estamos tendo uma retomada gradual na comparação entre meses e isso deve ser visto de forma positiva”, frisa.

Enquanto máquinas, equipamentos e outros ativos fixos mostraram queda, o setor da construção civil teve crescimento de 3,3% em comparação com julho de 2019. Leonardo Silva associa esse aumento ao funcionamento desse setor durante a pandemia, “a construção civil, assim como o setor de alimentos e farmácia, não parou durante os dias de isolamento. As lojas que vendem materiais de construção e outros comércios associados ao setor continuaram abertos e isso permitiu o giro de investimento nesse segmento, por isso o aumento na comparação com 2019”.

 

*Estagiária sob a supervisão de Cida Barbosa

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação