No Alvorada

Bolsonaro diz que ainda não tem conhecimento sobre o Pix

Presidente entendeu que se tratava de assunto relativo a aviação, quando foi corrigido por apoiador. Em seguida, disse que conversaria com o presidente do BC. A oposição não poupou o chefe do Executivo nas redes sociais

Marina Barbosa
Ingrid Soares
postado em 05/10/2020 18:55
 (crédito: Sergio Lima/AFP - 14/11/18
)
(crédito: Sergio Lima/AFP - 14/11/18 )

O presidente Jair Bolsonaro disse não ter tomado conhecimento sobre a chave Pix, tecnologia que identifica clientes e contas bancárias por meio de uma chave e que poderá ser usada em substituição a transações como Ted e Doc, de modo gratuito e instantâneo. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (05/10), na saída do Palácio da Alvorada e foi feita após um apoiador parabenizar o chefe do Executivo pelo novo sistema.

“Tem um documento aí da turma do Tarcísio (ministro de Infraestrutura) esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil aí, carteira de habilitação para piloto”, comentou o presidente.

O bolsonarista tratou então de explicar a Bolsonaro sobre o que falava:  “Esse é do Banco Central, para pagamentos”.

O presidente replicou: "Não tomei conhecimento. Vou conversar esta semana com o Roberto Campos". No entanto, Bolsonaro já havia publicado nas redes sociais sobre o Pix, comentando sobre o início das operações.

Críticas da oposição 

A oposição não poupou o presidente nas redes sociais. Deputados afirmaram que Bolsonaro desconhece um dos principais projetos da agenda tecnológica do Banco Central porque gosta de dinheiro vivo, em uma referência ao meio de pagamento mais usado pela família Bolsonaro para a compra de imóveis.

"Não, Bolsonaro. O Pix não tem nada a ver com aviação civil, mas você e seus filhos não sabem nem fazer transferência bancária, né? Sua família só sabe mexer com dinheiro vivo. Aliás, que mania é essa, hein? Explica pra gente", provocou o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ).

"Não era de se espantar a falta de interesse de Bolsonaro pelo Pix... ele e os filhos parlamentares gostam de movimentar dinheiro vivo", acrescentou Alessandro Molon (PSB-RJ). "Bolsonaro confundiu transação bancária com aviação. Ele estava aéreo nessa conversa, mas sabemos que ele entende muito mais de dinheiro vivo", emendou Ivan Valente (Psol-SP).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação