Mercado

Bolsa reage com alta e dólar fecha em queda, cotado a R$ 5,56

Após uma semana de sucessivas quedas, o Ibovespa fechou com 96.089 pontos. Expecativa em relação ao programa Renda Cidadã e as negociações políticas em Brasília ainda têm forte influência no comportamento dos investidores

* Jailson R. Sena
postado em 05/10/2020 19:09
 (crédito: Miguel Schingariol / AFP)
(crédito: Miguel Schingariol / AFP)

O dólar começou a semana em baixa, sendo cotado a R$ 5,56 e o Ibovespa operou em alta nesta segunda-feira (5) finalizando em 96.089 pontos. A movimentação política em torno do novo programa social e o estado de saúde do presidente americano foram os destaques do dia.

O mercado está atento sobre os próximos passos do programa social Renda Cidadã. Um dos pontos é a proposta de extinguir o desconto de 20% concedido a contribuintes que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda da pessoa física. A medida está em estudo no ministério da Economia, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.  

Ainda no campo político, existe a expectativa de melhora da relação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Hoje à noite eles se encontrarão em um jantar para tentar retomar o diálogo.

Pela manhã, o Banco Central divulgou que o IPCA encerre o ano em 2,12%. Já as expectativas para o desempenho do PIB tiveram leve melhora, passando de uma queda de 5,04% para um recuo de 5,02%.

 

Trump e Covid

No cenário externo, a recuperação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é acompanhada pelos investidores. Segundo boletins médicos, ele apresentou melhoras e foi tratado com dexametasona, remédio recomendado para casos severos da doença.

Enquanto Trump se recupera, o adversário sobe nas pesquisas eleitorais. No domingo (04/10), uma pesquisa eleitoral da Reuters/Ipsos mostrou Joe Biden à frente da disputa presidencial, com 51% das intenções de voto, enquanto Trump ficou com 41%. 

 

* Estagiário sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação