MERCADO

Dólar e Ibovespa fecham em queda

Expectativa de um acordo para aprovar medidas fiscais de estímulo nos Estados Unidos e movimentação em torno do Renda Cidadã repercutiram entre os investidores

Jailson R. Sena*
postado em 09/10/2020 18:13 / atualizado em 09/10/2020 18:29
 (crédito: Miguel Schingariol / AFP)
(crédito: Miguel Schingariol / AFP)

O dólar encerra a semana em queda com recuo de 1,11%, cotado a R$ 5,52. A Ibovespa também teve queda de 0,45%, encerrando aos 97.483 pontos, nesta sexta (9/10). A semana foi marcada pela paralisação e, agora, retomada da negociação do pacote de estímulos na economia dos Estados Unidos, além das definições do novo programa social do governo Bolsonaro, Renda Cidadã.

No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu a 0,64%, em setembro, na comparação com agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior resultado para um mês de setembro desde 2003 (0,78%). Outro fator que está no radar dos investidores é a movimentação do Renda Cidadã.

Sanções

No exterior, especialmente na Europa, os mercados regionais foram impulsionados pela recuperação de setores como bancos e empresas de energia. No Reino Unido, a economia teve crescimento de 2,1% em agosto na comparação mensal, abaixo da expectativa de expansão de 4,6%.

Nos Estados Unidos, foram anunciadas sanções a 18 bancos iranianos, em uma tentativa de cortar receitas do governo local, elevando a tensão política global. As atenções nos EUA continuam voltadas à retomada do diálogo entre democratas e republicanos para um pacote de estímulos trilionário à economia norte-americana.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação