Impostos

Roberto Rocha diz que reforma tributária será votada em dezembro

Presidente da comissão mista sobre o tema, o senador afirma que o prazo final para votação no colegiado, que venceria nesta terça-feira (13/10), foi renovado para até 10 de dezembro

Simone Kafruni
postado em 13/10/2020 15:47
Senador Roberto Rocha (PSDB-MA) -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Senador Roberto Rocha (PSDB-MA) - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) disse, nesta terça-feira (13/10), durante evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que a reforma tributária será votada em comissão mista até 10 de dezembro. O parlamentar preside o colegiado e, segundo ele, o prazo final para votar a matéria venceria hoje, mas foi renovado.

“Até o dia 10 de dezembro, o relator apresentará o relatório e o relatório será votado na comissão”, afirmou. Rocha acredita que será possível votar a reforma no plenário da Câmara ainda este ano, porque há mais engajamento naquela Casa. O senador reconheceu que é preciso cuidado na reforma. “Temos que dar um passo, apontar a direção e dar um passo. O tema que está mais nervoso é desoneração da folha. O setor de serviços está nervoso com isso por conta do IVA, que aumenta a carga tributária (do setor)”, ressaltou.

Substitutivo

Presente no mesmo evento, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse que a reforma não poderá aumentar a carga tributária. “A garantia de que a carga não vai subir estará no primeiro capítulo do substitutivo da matéria”, assegurou. “O melhor é que seja simples, e que na simplicidade traga a garantia de que não vai ter cavalo de pau no sistema. Não vamos ter dois sistemas funcionando. Vamos ter um sistema só”, explicou.

Sobre a nova CPMF, o novo imposto sobre transações eletrônicas que o governo quer emplacar, o deputado disse que, no texto substitutivo, está trabalhando o tributo como IVA 5.0. “Temos que ir para além do que não existia no mundo. Por isso, estamos falando em IVA 5.0 para tratar de todas transações do mundo digital”, explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação