CASA PRÓPRIA

Caixa reduz juros e facilita crédito imobiliário

Jailson Sena*
postado em 15/10/2020 00:28

A Caixa Econômica Federal anunciou, ontem, cinco novas medidas para o setor habitacional: redução de juros dos financiamentos; prorrogação de carência; pagamento parcial da prestação; feiras de casa própria on-line; e empréstimo de forma digital.

O banco reduziu novamente os juros na linha de crédito indexada à Taxa Referencial, desta vez em 0,50 ponto percentual. Agora, a taxa mínima será de TR + 6,25% e máxima, de TR + 8%. Os clientes já podem acessar as novas taxas, que passam a valer a partir de 22 de outubro para novos financiamentos, no simulador habitacional da Caixa.

Outra novidade é a prorrogação, até o fim do ano, da possibilidade de carência para início do pagamento das parcelas dos novos contratos imobiliários. Na aquisição de imóveis novos, os clientes pessoas físicas poderão iniciar o pagamento do encargo mensal, composto de juros e amortização, após seis meses da contratação. Nesse período, pagarão apenas seguros e taxa de administração do contrato.

Também será permitido o pagamento parcial da prestação, entre 50% e 75% do valor, por até seis meses, para mutuários que apresentarem dificuldade para retomar o pagamento integral das parcelas habitacionais. O percentual dependerá do perfil do cliente. Segundo a instituição financeira, mais de 620 mil pessoas podem ser beneficiadas com as medidas.

O banco estatal também promoverá a realização de feiras habitacionais on-line. O novo formato virtual busca atender às novas necessidades do cliente e do mercado. A Caixa será o agente financeiro oficial dessas feiras, que, segundo a instituição, vão “proporcionar aos clientes as melhores condições para a compra da casa própria”.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira, o banco passa a oferecer a todos os clientes a possibilidade de contratar o financiamento imobiliário de forma 100% digital pelo aplicativo Caixa Habitação. O aplicativo está disponível para todos os sistemas operacionais e de forma gratuita. O cliente só precisará ir à agência para a assinatura do contrato.

Marca
A Caixa anunciou, ainda, que atingiu, em outubro, a marca histórica de R$ 500 bilhões em crédito habitacional. O saldo da carteira de crédito habitacional do banco cresceu 13,4% desde janeiro de 2019, quando totalizava R$ 441 bilhões. A participação de mercado do banco na contratação de financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) evoluiu de 24,8% para 44,9%.

*Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação