ENSINO SUPERIOR

Disputa pela Laureate chega ao fim após acordo com Ser Educacional e Ânima

Acordo milionário põe fim a litígio e envolveu a compra de cinco centros universitários da multinacional no Brasil pelo grupo Ser Educacional. Ânima superou oferta de R$ 4 bilhões. Entenda

Correio Braziliense
postado em 30/10/2020 13:45 / atualizado em 30/10/2020 13:47
 (crédito: Uninassau/ Divulgação)
(crédito: Uninassau/ Divulgação)

Após disputa judicial, a Ser Educacional e a Ânima Educação firmaram acordos que põe fim a briga pelos ativos da Laureate no Brasil. Os institutos de ensino superior assinaram contratos milionários e decidiram que a multinacional passa a ser representada pela Ânima no país, mas somente após a compra de cinco dos nove centro de ensinos da Laureate pelo grupo Ser, original detentor dos direitos.  

Em setembro, a Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais privados do país, com liderança nas regiões Nordeste e Norte, informou a assinatura de um contrato com valor estimado em R$ 4 bilhões para a incorporação dos negócios no Brasil da Rede Internacional de Universidades Laureate. No entanto, apesar do início das assinaturas e tratativas do acordo, a Ânima apresentou uma oferta maior pelos ativos da Laureate e com isso o grupo norte-americano de ensino encerrou a parceria anunciada.

Pelo novo acordo realizado entre os grupos educacionais privados, permanecerá válida a compra dos ativos por parte da Ânima, com o pagamento da multa contratual (go shop) avaliada em R$ 180 milhões da Laureate ao Ser Educacional. Além disso, a Ser Educacional divulgou em nota a compra de cinco das nove instituições que compõem os ativos da multinacional americana no país: UNIFG – Faculdade Guararapes, em Pernambuco; da FPB – Faculdade Internacional da Paraíba, na Paraíba; do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter e da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs, no Rio Grande do Sul, e do Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro.

O Grupo Ser Educacional, fundado pelo paraibano Janguiê Diniz, possui aproximadamente 183,6 mil alunos no Brasil e oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância em 26 estados e no Distrito Federal. A Companhia opera sob as marcas UNINASSAU, UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, Faculdades UNINABUCO, Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau, UNIVERITAS/UNG, UNAMA - Universidade da Amazônia e Faculdade da Amazônia e UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, Faculdades UNIVERITAS e a UNINORTE - Centro Universitário do Norte.

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