Pagamentos

PIX entra em fase preparatória e fica disponível para alguns cadastrados

A ideia é preparar os sistemas do BC e dos bancos brasileiros para o início integral dos débitos imediatos, previsto para 16 de novembro

Simone Kafruni
postado em 03/11/2020 06:00
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (3/11), o Pix entra em fase preparatória. Até o próximo dia 15, um contingente entre 1% e 5% dos clientes das instituições financeiras cadastradas no Banco Central (BC) poderão fazer transações por meio do novo formato de pagamentos instantâneo, mas em horários limitados. A ideia é preparar os sistemas do BC e dos bancos brasileiros para o início integral dos débitos imediatos, previsto para 16 de novembro.

Segundo a autoridade monetária, a fase restrita tem o objetivo de colocar o sistema em produção, iniciar o funcionamento e o acionamento com segurança de todos os dispositivos envolvidos no Pix, sejam do BC, sejam das instituições participantes, e iniciar operações reais. Por se tratar de uma fase preparatória, há restrições: os bancos tiveram de escolher uma amostragem do universo de seus clientes para o início das operações, entre 3 e 8 de novembro.

Os selecionados poderão iniciar um pagamento instantâneo por meio dos canais digitais de banco e enviar o Pix para qualquer pessoa — mesmo quem não foi selecionado para esta etapa poderá receber um pagamento.

Nesta primeira etapa, também haverá limite de horários. O Pix funcionará das 9h às 22h, durante a semana, exceto entre a próxima quinta e sexta-feiras, quando o sistema continuará operando de madrugada.

Os critérios de escolha dos clientes que participarão da fase preparatória são uma amostragem da carteira da instituição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação