covid-19

Campos Neto destaca recuperação da economia brasileira na pandemia

Roberto Campos Neto elogiou retomada do país e afirmou que "é uma das maiores em comparação com outros países"

Carinne Souza*
postado em 16/11/2020 20:43 / atualizado em 16/11/2020 20:45
 (crédito: Raphael Ribeiro/BCB)
(crédito: Raphael Ribeiro/BCB)

Em evento internacional online, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ressaltou a retomada econômica do país no contexto da pandemia causada pela pandemia do novo coronavírus. No evento, o presidente da autoridade monetária afirmou que a recuperação do Brasil é uma "das mais fortes" em relação ao que foi visto em outros países.

Campos Neto defendeu o teto de gastos e disse que quando o mercado começou a "flertar com a ideia de não voltar ao teto", imediatamente se iniciou um processo de desorganização dos preços, com, por exemplo, elevação da curva longa de juros.

O presidente se disse satisfeito com as negociações sobre a autonomia do BC. "Sem comemorações por agora, mas eu acho que o processo com o Senado é muito importante", disse. Ele também afirmou que o projeto está pronto para prosseguir para a Câmara dos Deputados.

"Não há muitas coisas para mudar, mas entendemos que esse processo faz parte da democracia. Mas estamos tentando mostrar para os membros do Legislativo que esse projeto é muito importante, principalmente em um momento como esse, em que o elemento fiscal está causando um grande prêmio de risco na parte longa da curva", comentou Campos Neto.

O presidente do Banco Central finalizou dizendo que “se podemos, num momento como esse, dizer à sociedade que o BC vai ser independente do Executivo para fazer o que for melhor olhando no longo prazo, mesmo reconhecendo que às vezes você tem que sacrificar o curto prazo para atingir um equilíbrio mais estável, eu acho que essa é uma mensagem muito poderosa a passar”, disse.

* Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação