ECONOMIA

Live do Correio debate empreendedorismo digital nesta sexta-feira

Live promovida pelo Correio Braziliense, em parceria com o Sebrae, vai debater, amanhã, o potencial e os limites éticos do uso das redes sociais para alavancar o empreendedorismo. O público poderá interagir por meio do site e das redes do jornal

Natália Bosco*
postado em 19/11/2020 06:00
 (crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press)
(crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press)

O Correio Braziliense realiza nesta sexta-feira (20), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma live sobre empreendedorismo no meio digital e o uso das redes sociais. O debate será baseado no evento promovido pela Sebrae na segunda semana de novembro, o Sebrae Inova Digital. Mediado pelo editor de Política, Brasil e Economia do Correio Braziliense, Carlos Alexandre de Souza, a live contará com a participação do superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, do jornalista Guilherme Portanova e do professor de Empreendedorismo e Negócios Digitais Marcelo Minutti.

O evento, que será transmitido ao vivo pelo site (www.correiobraziliense.com.br) e pelas redes sociais do Correio, trará como ponto de discussão o uso das redes sociais, da tecnologia, e os robôs presentes nesse meio. Além disso, os painelistas debaterão sobre como as sociedades vão se desenvolver depois de digerirem os primeiros impactos das redes sociais, e como os empreendedores devem se comportar no meio digital para manterem seus negócios ativos — temas que estiveram presentes também no seminário do Sebrae.

O Sebrae Inova Digital reuniu autoridades nacionais e internacionais do empreendedorismo, marketing digital e proteção de dados. Antônio Valdir Oliveira Filho observou que o evento teve como proposta abrir a reflexão sobre a importância da transformação digital para a sobrevivência dos negócios ao novo mercado e debater a importância dos limites éticos na utilização dos canais digitais. “Não basta preparar os empreendedores para utilizar esses canais como negócio, temos que iniciar um grande debate sobre limites éticos, para não transformarmos esse novo mundo em um ambiente de vícios que pode trazer grandes prejuízos para a sociedade”, disse.

Para Marcelo Minutti, o evento ajudou a criar uma consciência mais profunda no empreendedor em relação ao ambiente digital de negócios. “Tanto do ponto de vista das coisas que podem impactar negativamente os negócios e a sociedade como um todo, quanto do que se pode fazer para alavancar os empreendimentos. Foi um trabalho muito bacana de mostrar os dois lados e dentro dessa visão.”

“No Correio Talks, eu vou tentar levar a conversa um pouco para esse lado: o que pode emergir, o que a gente deve esperar e o que a gente deve prever a partir dessa dinâmica das redes sociais e desse comportamento que se tem nem sempre ético em relação aos dados”, disse Guilherme Portanova. “Eu vou falar muito sobre negócios, o que eu acho que tem tendência em termos de negócios. Será que a gente vai escalar vertiginosamente nas redes sociais ou a humanidade vai sentir uma certa ressaca disso e vai tentar retornar para uma vida um pouco mais conectada pessoalmente?”, questionou.

Antônio Valdir apontou o Correio Talks como o grande complemento ao Sebrae Inova Digital. “Com essa live, vamos fazer o fecho desse grande debate com especialistas, para a construção de soluções éticas e economicamente saudáveis nesse novo mundo digital.”

Ilustração de dados
Ilustração de dados (foto: -)


*Estagiária sob a supervisão de Odail Figueiredo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE