EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Correio Talks: Sebrae avalia que usar o digital é essencial, mas com ética

O superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, avalia que estar nos canais digitais é fundamental para os pequenos negócios, mas observando os limites éticos

Marina Barbosa
postado em 20/11/2020 16:13 / atualizado em 20/11/2020 16:16
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

Usar os canais digitais e as redes sociais para empreender é essencial. Porém, usar as tecnologias de forma ética é igualmente importante para o sucesso dos pequenos negócios. Este foi o recado deixado pelo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho, no Correio Talks: Sebrae Inova Digital, realizado nesta sexta-feira (20/11) pelo Correio Braziliense, em parceria com a entidade.

Responsável por abrir o debate sobre o empreendedorismo no meio digital e o uso das redes sociais pelos pequenos negócios do Correio Talks, o superintendente do Sebrae-DF afirma que usar os canais digitais é fundamental para a sobrevivência e para o crescimento dos empreendedores, sobretudo no "novo mundo" que foi criado com a pandemia de covid-19, já que as pessoas estão cada vez mais usando a internet para se relacionar. Porém, frisou que é importante pensar nos limites éticos desse meio digital e atuar sempre respeitando a privacidade e os dados dos consumidores. Afinal, os dados dos consumidores correm de forma livre na internet, mas a sociedade tem entendido, cada vez mais, que são de propriedade pessoal, e não das empresas.

"Ganhar dinheiro é importante, é vital para que tenha sucesso. Mas não pode ser o único objetivo. Para que você possa crescer na vida, as relações humanas e os princípios éticos são fundamentais", frisou Antônio Valdir Oliveira Filho. Ele lembrou que, entendendo isso, o Sebrae-DF assumiu o desafio de ajudar os pequenos negócios a caminhar nessa trilha de inovação de forma ética e sustentável. "Queremos trazer o canal digital como uma oportunidade de negócios, mas fazer uma reflexão sobre os limites éticos da utilização desse mesmo canal, assim como contribuir para termos um ambiente empreendedor", contou.

Para isso, o Sebrae promoveu na semana passada uma rodada de debates com empreendedores que conseguiram ampliar seus negócios por meio dos canais digitais e com especialistas que destacaram a importância de manter a privacidade dos dados na internet, durante o Sebrae Inova Digital. O debate continuou nesta sexta-feira (20/11) no Correio Talks. "Queremos ajudar no processo de reflexão, fornecer conteúdo para que, neste momento, vocês consigam refletir sobre a oportunidade de melhorar, aprender e, com isso, construir novos caminhos", explicou Oliveira. Ele explicou que a reflexão constante é importante porque não há uma receita única de sucesso, cada empreendedor precisa adaptar as oportunidades do mundo digital ao seu negócio.

Oliveira lembrou ainda que o Sebrae-DF está aberto a ajudar os empreendedores do Distrito Federal por meio do Sebrae Lab, onde ocorreu o bate-papo desta sexta-feira. Porém, deixou claro que esse debate precisa estar sempre pautado em dois eixos: a internet como uma forma de ganhar dinheiro e os limites éticos desse negócio.

"Como aproveitar a transformação digital dos canais digitais para ganhar dinheiro. Tem muita gente em Brasília, no Brasil e no mundo que está ganhando dinheiro no mundo digital. Se tem gente ganhando, vocês também podem ganhar. E como fazer isso? (...) Não basta apenas falar dessa oportunidade, de que você ganhe dinheiro nesse mundo digital. Estamos criando um novo mundo, precisamos debater quais são os limites éticos que precisamos ter, quais são os princípios em que temos que nortear as decisões para que a gente não crie monstros, para evitar que, no futuro, tenhamos problemas de desvios de conduta, problemas éticos neste novo mundo", frisou Antônio Valdir Oliveira Filho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE