NOEC

G20: lidar com mudanças climáticas está entre desafios mais urgentes

A visão do grupo é de que a recuperação da economia global no pós-pandemia deve incluir o cuidado ambiental em seu espectro

Agência Estado
postado em 22/11/2020 20:31
No comunicado da reunião de cúpula encerrada neste domingo, 22, o grupo das 20 principais economias do mundo, o G20, reforça que a pauta ambiental é um dos grandes desafios da atualidade. A visão do grupo é de que a recuperação da economia global no pós-pandemia deve incluir o cuidado ambiental em seu espectro.
"Lidar com as mudanças climáticas está entre os desafios mais urgentes do nosso tempo", afirma o texto, divulgado no início da tarde do domingo (pelo horário de Brasília). Neste quesito, o grupo de países estabelece seu alinhamento a compromissos relacionados tanto à poluição dos oceanos quanto a do ar.
No segundo ponto, o G20 afirma que mantém seu compromisso com o acesso amplo à energia por parte da população, dentro dos chamados 3E+S (em inglês), ou seja: a energia deve ser segura, eficiente, estável e ambientalmente correta.
"Nós reafirmamos o nosso compromisso conjunto na racionalização e desativação, a médio prazo, de subsídios a combustíveis fósseis e ineficientes que encorajem um consumo gerador de resíduos", afirma o texto.
O G20 afirma que reconhece a importância de reduzir as emissões de gás carbônico, provocadas em especial pela queima de combustíveis fósseis. O grupo reitera, ainda, seu suporte à batalha contra os desafios ambientais de maior urgência, como a mudança climática e a perda de biodiversidade.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.