PIB

Agropecuária é destaque no PIB e cresce na comparação entre 2019 e 2020

Único setor a apresentar variação positiva, 0,4% foi puxado pelo crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade agrícola

Vera Batista
postado em 03/12/2020 13:03 / atualizado em 03/12/2020 13:04

O Produto Interno Bruto PIB (soma das riquezas do país) recuou 3,9% no terceiro trimestre de 2020. Mas a agropecuária registrou variação positiva de 0,4%, puxada pelo crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade agrícola. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os destaques são culturas com safras relevantes no terceiro trimestre que apontaram crescimento na estimativa de produção anual, como café (21,6%), cana de açúcar (3,6%), algodão (2,5%) e milho (0,3%).

Por outro lado, as culturas de laranja e feijão, cujas safras também são significativas nesse trimestre, registraram queda de 3,4% e 4%, respectivamente. No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2020, o PIB caiu 5% em relação a igual período de 2019. Mas a agropecuária cresceu 2,4%. Por outro lado, no terceiro trimestre do ano, enquanto o PIB cresce 7,7% em relação ao trimestre anterior, agropecuária caiu 0,5%. Mas em relação ao mesmo trimestre de 2019, a agropecuária cresceu 0,4%, enquanto o PIB caiu 3,9%.

Ajuste de safra

Em relação a 2019, o desempenho do setor é explicado, principalmente, pelo crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade agricultura, que suplantou o fraco desempenho da pecuária e da pesca. Quanto à variação negativa de 0,5% na agricultura, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, diz se tratar de um ajuste de safra. “O destaque é o crescimento de 2,4% no acumulado do ano, ante uma queda de 5,1% a indústria e 5,3% dos serviços”, diz Rebeca.

“Crescemos sobre uma base muito baixa, quando estávamos no auge da pandemia, no segundo trimestre. Houve uma recuperação no terceiro, contra o segundo trimestre, mas se olharmos a taxa interanual, a queda é de 3,9% e no acumulado do ano, e ainda estamos caindo, tanto a Indústria quanto os serviços. A agropecuária é a única que está crescendo no ano, muito puxada pela soja, que é a nossa maior lavoura”, destaca Rebeca Palis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação