INFRAESTRUTURA

Correio Talks: 5G potencializa inovações; confira a programação

Aplicação de tecnologias como robótica e inteligência artificial será aumentada com sistema de conexão ultrarrápida pela internet, que deve chegar ao Brasil em 2021. Para debater o tema, o Correio promove, amanhã, live com especialistas

Simone Kafruni
postado em 08/12/2020 06:00
 (crédito: AFP / Lionel BONAVENTURE)
(crédito: AFP / Lionel BONAVENTURE)

A tecnologia 5G promete ser um catalisador para novas tecnologias e inovações, como inteligência artificial, robótica e realidade aumentada. A garantia é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, que participará do Correio Talks sobre 5G, nesta quarta-feira, às 15h. Autoridades e especialistas debaterão os benefícios da nova tecnologia para a sociedade e para os negócios e responderão as perguntas do público inscrito. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.correiobraziliense.com.br/correiotalks e também nas redes sociais do Correio Braziliense.

“Se o 4G mudou a vida das pessoas, o 5G irá remodelar a sociedade e os meios produtivos. Não se trata apenas de mais um G, mas de um guarda-chuva que envolve e potencializa várias tecnologias”, explicou o presidente da Anatel.

Isso significa, segundo Morais, novas perspectivas em termos de educação e saúde e em ganhos de produtividade e competitividade para os diversos setores da economia. “A Anatel atualizou os requisitos técnicos para certificação e homologação de equipamentos, de forma que as prestadoras pudessem fazer o 5G com as faixas de radiofrequência já por elas detidas. Mas esse é apenas o primeiro passo”, salientou.

Estarão presentes também Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Vitor Menezes, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, e Wilson Cardoso, diretor de Soluções da Nokia para a América Latina.

Os debatedores discutirão se o espectro disponibilizado será suficiente, considerando os casos de uso da Indústria 4.0 pelo mundo e as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que atendem o interior do Brasil, e quais as vantagens competitivas de infraestrutura para o lançamento do 5G. Também está na pauta do evento uma avaliação se redes privadas são um desafio ou uma oportunidade para as operadoras estabelecidas no mercado.

Confira programação:

15h Abertura e mediação
Vicente Nunes – Editor executivo do Correio Braziliense

15h05 O papel da indústria
Igor Calvet – Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

15h15 O papel do órgão regulador
Leonardo de Morais – Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

15h25 Diretrizes do governo
Vitor Menezes – Secretário Executivo do Ministério das Comunicações

15h35 Contribuições do 5G para a indústria e a sociedade
Wilson Cardoso - Diretor de Soluções da Nokia para América Latina

15h45 Momento com perguntas do público
16h30 Encerramento

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE