Indústria em expansão

Jailson R. Sena*
postado em 08/12/2020 06:00

A atividade industrial cresceu em outubro, mas em ritmo menor que o mês anterior. As horas trabalhadas aumentaram 1,7% e o faturamento teve alta de 2,2% frente a setembro, após ajuste sazonal. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento mostra que as horas trabalhadas superaram o total registrado em fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus, alcançando o maior patamar de 2020. Outro dado, que também é recorde no ano, é o de utilização da capacidade instalada (UCI), que aumentou 0,9 ponto percentual na comparação com setembro e atingiu 80,3%, em outubro. Além disso, a pesquisa sinaliza que o faturamento médio de 2020, que cresceu em outubro pelo sexto mês seguido, deverá ficar, neste fim de ano, acima do registrado em 2019.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a produção industrial no fim de ano costuma ser mais fraca que nos meses anteriores, quando ocorre uma alta na atividade para atender as vendas de Natal e Ano Novo.

O emprego no setor, que teve alta de 0,3% ante setembro, ainda não se recuperou da queda provocada pela pandemia. O índice está 1,2% abaixo do registrado em fevereiro.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação