Joseph Safra, banqueiro, 82 anos

Correio Braziliense
postado em 11/12/2020 00:12

A morte do banqueiro Joseph Safra, aos 82 anos, marca o fim de uma era no círculo das altas finanças. Joseph, mais conhecido, no Brasil, como José, era o último integrante de uma estirpe de grandes banqueiros, que prosperou nos últimos 60 anos no país, construindo seus bancos à sua imagem e semelhança. Dono de uma fortuna calculada em
US$ 23,2 bilhões, de acordo com a revista Forbes, Joseph Safra era o homem mais rico do Brasil e o 63º do mundo. Era considerado o banqueiro mais rico em atividade no planeta. Hoje, o conglomerado da família Safra inclui, além de bancos na Suíça, no Brasil e em Nova York, mais de 200 imóveis ao redor do mundo, entre eles o famoso Gherkin Building, em Londres. Joseph Safra tornou-se conhecido também por ações filantrópicas. Foi um dos maiores doadores dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo. À Pinacoteca do Estado, ele doou esculturas de Rodin; e ao Museu de Israel, em Jerusalém, o manuscrito original da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Durante a pandemia da covid-19, o banco doou cerca de R$ 40 milhões para hospitais e Santas Casas. Vítima do Mal de Parkinson, Joseph morreu de causas naturais, segundo o comunicado divulgado pelo banco e pela família. Embora vivesse em Genebra, com a mulher Vicky, desde 2014, ele estava em São Paulo, onde morreu. Joseph Safra foi sepultado no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste da cidade.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação