PAGAMENTOS

Banco Central adia para o mês de março emissão de QR Code no Pix

Funcionalidade do Pix para pagamentos futuros estava prevista para iniciar em janeiro do ano que vem, mas foi adiada para o mês de março

Bruna Pauxis*
postado em 14/12/2020 14:35 / atualizado em 14/12/2020 15:54
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Banco Central (BC) adiou o início do funcionamento do Pix Cobrança com vencimento em data futura para o dia 15 de março de 2021. A funcionalidade do Pix — anunciada em outubro e, anteriormente, prevista para iniciar em janeiro de 2021 — possibilitará que lojistas, fornecedores, prestadores de serviços, entre outros empreendedores, possam emitir um QR Code para operações de pagamento em data futura, como um boleto.

O documento virá com informações como descontos, juros e multas.

A mudança foi publicada nesta segunda-feira (14/12), no Diário Oficial da União, em uma instrução normativa, ficando decretada a alteração do regulamento que fixava a data de 4 de janeiro como prazo para a implantação do QR Code no Pix Cobrança.

Mais segurança

Para André Ferraz, fundador e CEO da Inloco, empresa especializada em tecnologia de localização e privacidade, a decisão de postergar a funcionalidade do QR Code para março é interessante porque abre oportunidade para os usuários interagirem mais com a forma de pagamento e entenderem como funciona.

"Também dá algum tempo para as instituições financeiras e, principalmente, o e-commerce se prepararem melhor para o modelo, já que o QR Code com pagamento futuro possivelmente irá substituir o boleto e os pagamentos em loja física com cartão ou dinheiro", afirma.

"Fraudes como QR Code falso e phishing podem surgir, e será preciso detectar em tempo real, com novas tecnologias de segurança otimizadas para o mobile, como a biometria comportamental, por exemplo", finaliza o especialista.

O Pix é um meio de transferir dinheiro, criado pelo BC como uma alternativa grátis ao DOC e à TED. A partir do recurso, é possível fazer pagamentos, transferência de valores e transações em poucos segundos.

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação