Recuperação

Construção civil tem crescimento pelo quarto mês consecutivo em novembro

Sondagem da Indústria da Construção, divulgada pela CNI, mostra aumento do nível de atividade e da utliização da capacidade no setor, mas número de empregos foi menor que em outubro

Jailson R. Sena*
postado em 18/12/2020 15:39 / atualizado em 18/12/2020 15:41
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O nível de atividade da construção civil registrou alta pelo quarto mês consecutivo, confirmando a tendência de crescimento do setor. É o que mostra a Sondagem da Indústria da Construção, relativa a novembro, divulgada nesta sexta-feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa aponta crescimento considerável da utilização da capacidade operacional, que atingiu 63%, o maior nível desde dezembro de 2014.

“A sondagem mostra que o setor continua se recuperando e tende a continuar a trajetória de crescimento em 2021. Essa projeção se confirma a partir do registro do maior nível de utilização da capacidade operacional desde 2014”, afirmou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

De acordo com os dados, o índice de atividade da indústria da construção em novembro foi de 50,3 pontos. Ainda que tenha apresentado ligeira queda na comparação mensal com outubro, se manteve acima da linha divisória de 50 pontos, indicando aumento do nível de atividade em relação ao mês anterior.

No entanto, diferentemente de outubro, o desempenho favorável da indústria da construção não resultou em alta de empregos. O nível de emprego ficou em 49,1 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica queda no número de empregados frente a outubro, embora a pontuação esteja acima de sua média histórica de 44,1 pontos.

*Estagiário sob supervisão de Odail Figueiredo

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação