PREMIAÇÃO

Campos Neto é o "banqueiro central do ano", segundo revista britânica

Presidente do Banco Central brasileiro foi escolhido como o presidente de bancos centrais do ano global e das Américas pela revista The Banker

Rosana Hessel
postado em 03/01/2021 18:44
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, foi eleito o banqueiro central do ano pela revista britânica The Banker, uma das mais prestigiadas no mundo financeiro, nas categorias global e das Américas. A última edição da publicação destacou os cinco presidentes de bancos centrais eleitos que estimularam o crescimento e mais ajudaram a contribuir com a estabilidade da economia durante a pandemia.

De acordo com a revista, poucos países foram mais afetados pela covid-19 da mesma forma que o Brasil, que, em meados de dezembro, o número de mortes relacionadas à pandemia ainda era o segundo maior do mundo, depois dos Estados Unidos, mas acabou tendo um desempenho melhor do que o esperado, devido ao trabalho do Banco Central chefiado por Campos Neto.

A publicação destacou que, enquanto no início de 2020 as expectativas eram de que a maior economia da América Latina se contraísse em mais de 9%, os números foram revistos drasticamente no final do ano para cerca de metade disso -- "a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) passou de 9,1% para 5,8%, enquanto alguns analistas acreditam que a contração será inferior a 4,5%".

"Muito desse cenário mais promissor se deve ao trabalho do Banco Central do Brasil. A instituição monetária respondeu à crise tomando medidas sem precedentes e eficazes para garantir que a liquidez não secasse no sistema financeiro e tomou outras medidas específicas para que as empresas, em particular as pequenas empresas, pudessem continuar a operar", informou a matéria.

A revista britânica destacou que o programa de liquidez do banco central brasileiro "representou impressionantes 17,5% do Produto Interno Bruto (PIB)", e foi acoplado por outras medidas que liberaram capital das instituições financeiras e que, segundo o banco, tinham potencial para aumentar o crédito pelo equivalente a até 20% do PIB. A autorização temporária do Congresso para comprar e vender ativos privados para aumentar ainda mais a liquidez do sistema financeiro, que acabou apoiando também o mercado de títulos em moeda local, também foi citada.

O BC espera que o PIB brasileiro cresça 3,5% em 2021, mas a revista aponta uma falta de Campos Neto alertando que o crescimento econômico precisará ser sustentável e considerar aspectos que tradicionalmente não são levados em consideração nos modelos econômicos e monetários. Este será um novo desafio para o banco central, pois será garantir que o sistema financeiro se adapte rapidamente às tendências que se têm acelerado com a crise, como a digitalização dos serviços.

“A sociedade exige que a recuperação seja mais sustentável e inclusiva”, afirmou Campos Neto na matéria. “Ao mesmo tempo, a tecnologia está mudando rapidamente a oferta de serviços financeiros e a característica principal dessa revolução é a capacidade de produzir, armazenar e processar dados", acrescentou.

A The Banker escolheu outros quatro banqueiros centrais para as demais regiões do planeta. Para o título de banqueiro central do ano para Ásia-Pacífico, apontou Chea Chanto, presidente do Banco Nacional do Camboja.

Já o banqueiro central do ano da Europa foi Setefan Ingves, presidente Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia. 

O presidente da Autoridade Monetária da Arábia Saudita (Sama, na sigla em inglês), Ahmed Al-Kholifey, foi eleito o banqueiro central do ano do Oriente Médio.

E, por último, o banqueiro central do ano da África foi eleito John Rwangombwa, presiente do Banco Nacional de Ruanda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação