RECUPERAÇÃO

Secex espera saldo comercial de US$ 53 bilhões em 2021

previsão é de que as exportações cresçam 5,3% em 2021 e as importações, 5,8%. O secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, disse que a recuperação deve se dar em todos os setores, mas destacou a alta esperada na venda de manufaturados

Agência Estado
postado em 04/01/2021 18:00 / atualizado em 04/01/2021 18:01
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia espera uma alta de 3,9% no saldo da balança comercial em 2021, com aumento de exportações e importações. De acordo com projeções divulgadas nesta segunda-feira (4/12) a expectativa é de que o saldo comercial encerre o ano em US$ 53 bilhões.
A previsão é de que as exportações cresçam 5,3% em 2021 e as importações, 5,8%. O secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, disse que a recuperação deve se dar em todos os setores, mas destacou a alta esperada na venda de manufaturados, que amargaram uma queda de 11,3% em 2020.
"Entendemos que, com o passar da pandemia, o Brasil deve voltar a recuperar mercado em destinos de produtos manufaturados, como EUA e União Europeia", afirmou Ferraz.
Ele destacou que, em 2020, a "resiliência" das exportações brasileiras se deu por conta da recuperação da Ásia, principalmente da China, mercados consumidores dos produtos agropecuários brasileiros.
O subsecretário de Inteligência e Estatística de Comércio Exterior, Herlon Brandão, acrescentou que houve uma queda de preços importante, com o valor dos principais produtos vendidos pelo Brasil caindo ao nível de 2009, período em que o mundo passava pela crise que começou no sistema financeiro dos Estados Unidos. "Os preços de petróleo foram muito afetados por queda de demanda internacional", acrescentou.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.