Expectativas

Banco Central atualiza pesquisa Focus e registro de projeções econômicas

Mudanças, segundo o BC, ampliam o acesso e o leque de informações sobre expectativas do mercado financeiro a respeito de indicadores da economia. Novo formato estará à disposição das instituições que participam do levantamento a partir da próxima terça-feira

Vera Batista
postado em 15/01/2021 15:23 / atualizado em 15/01/2021 15:24
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Pesquisa Focus, resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira, divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), teve sua interface de registro de dados atualizada e modernizada, informou a autoridade monetária. A mudança estará à disposição das cerca de 140 instituições que participam do levantamento a partir da terça-feira que vem, 19 de janeiro, ampliando o acesso e o leque de informações.

“Além de modernizar o sistema, as alterações vão prover informações gerenciais que não eram disponibilizadas até agora e possibilitar mais flexibilidade no preenchimento das informações”, esclarece o BC. Entre as mudanças, se destacam as novas funcionalidades do dashboard — tela que sintetiza a situação de cada participante no Sistema Expectativas de Mercado, buscando apresentar de forma clara e sucinta como se encontram suas projeções para cada variável.

A nova tela do Sistema mostrará o conjunto de variáveis que podem ser escolhidas para que as projeções sejam informadas. Para cada variável, alguns indicadores resumem informações de interesse: quando a projeção foi atualizada, até quando permanece válida e o número de projeções mensais e anuais válidas no momento da consulta, entre outras possibilidades.

“O dashboard também mostrará se as projeções serão ou não incluídas na próxima edição do Boletim Focus e irá alertar sobre alguma projeção anual de IPCA, IGP-M, Câmbio, Selic ou PIB Total que não tenha sofrido qualquer atualização nos últimos 45 dias”, informa o BC.

Metodologia

A pesquisa Focus também traz as outras alterações, aponta o BC.

A taxa de câmbio passará a ser a média da taxa Ptax (taxa de câmbio calculada durante o dia pelo Banco Central pela média das taxas informadas pelos operadores, e uma referência para o valor do dólar) de venda do período, com base nos respectivos dias úteis, e não mais a taxa vigente no último dia do período. A taxa anual passará a ser a taxa média de dezembro, e não mais a do último dia útil do ano.

O Índice de Preço ao Consumidor Ampliado (IPCA) passará a contar com horizonte de 25 meses (e não mais com 18). A Taxa Básica de Juros (Selic) e o câmbio serão coletadas para os próximos 24 meses. Para o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) e seus componentes, o horizonte de projeções passará a contar com 8 trimestres (e não mais 6).

IGP-DI, IPA-DI, IPA-M, INPC, IPCA-15 e IPC-Fipe deixarão de ser coletadas, assim como as taxas médias anuais de câmbio e Selic.

A terceira página do Focus será eliminada, permanecendo as estatísticas de Top 5 nas séries históricas.

As séries históricas das estatísticas das variáveis fiscais (resultados primário e nominal, DLSP e DBGG) passarão a ser divulgadas com horizontes de 10 anos à frente.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação