Crise

Volkswagen perde metade do lucro em 2020 pela covid-19

Após a brusca queda das vendas na primeira metade do ano, a Volkswagen elogiou que o segundo semestre tenha sido "bastante sólido"

Agência France-Presse
postado em 22/01/2021 11:02 / atualizado em 22/01/2021 11:03
 (crédito: Tobias SCHWARZ / AFP)
(crédito: Tobias SCHWARZ / AFP)

Berlim, Alemanha - A construtora de automóveis alemã Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (22) um lucro operacional, além dos cargos vinculados ao Dieselgate, de cerca de 10 bilhões de euros (US$ 12,2 bilhões) para o ano 2020, um retrocesso de cerca de50% pela pandemia de covid-19

O grupo, cujos resultados anunciados são preliminares, obteve em 2019 um lucro de 19,3 bilhões de euros.

Após a brusca queda das vendas na primeira metade do ano, a Volkswagen elogiou que o segundo semestre tenha sido "bastante sólido".

As vendas do quarto trimestre "continuaram se recuperando com força e inclusive superaram as do terceiro trimestre de 2020", indica o grupo, que publicará no final de fevereiro o conjunto de seus resultados.

No primeiro semestre de 2020, a gigante alemã registrou um prejuízo antes dos impostos de 1,4 bilhão de euros (US$ 1,70 bilhão) devido ao colapso das vendas causado pelas medidas restritivas para frear a propagação do coronavírus.

No conjunto do ano 2020, a Volkswagen vendeu mais de 9,3 milhões de veículos, 15,2% a menos que em 2019, segundo dados publicados em janeiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação