LEILÃO 5G

Bolsonaro sobre leilão 5G: "Ninguém está fora. Vamos conversar com todo mundo"

O mandatário ainda negou que esteja negociando o leilão com a China em troca de celeridade de insumos para vacina

Ingrid Soares
postado em 30/01/2021 12:03 / atualizado em 30/01/2021 12:16
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã deste sábado (30/01) que ainda não há nada decidido sobre o leilão 5G. Após passeio por Brasília, o chefe do Executivo disse a jornalistas que 'ninguém está fora' e que 'vai conversar com todo mundo'.

"Não tem nada acertado sobre o 5G ainda. O Fábio Faria vai fazer uma viagem de uma semana vai ficar uma seman fora vistando vários países para discutirmos qual é que pode apresentar a melhor proposta para nós e possa nos atender. Ninguém está fora, nós vamos conversar com todo mundo".

O mandatário ainda negou que esteja negociando o leilão em troca de celeridade de insumos para vacina com a China. "Precipita-se quem acha que estou negociando o 5G com quem quer que seja em troca disso ou daquilo. Não existe negociação entre os países. Existe interesse. Respeitamos o interesse deles. Temos os nossos e o Brasil mudou, né. Mudou nessa questão, nesse relacionamento, nessa política externa, mudamos bastante e estamos fazendo no meu entender a coisa certa, em especial tendo a frente o Ernesto Araujo como nosso ministro das Relações Exteriores", concluiu.

Rede privativa

Uma das exigências do governo do presidente Jair Bolsonaro para a implementação da tecnologia 5G no Brasil será a criação de uma rede privativa ao Palácio do Planalto e aos demais órgãos que compõem a administração federal. A determinação consta de uma portaria, publicada pelo Ministério das Comunicações na noite de ontem no Diário Oficial da União, com as regras para o leilão da quinta geração da telefonia móvel no Brasil.

De acordo com a portaria do Ministério das Comunicações, a rede de comunicação exclusiva do governo federal será usada para "atendimento a atividades de segurança pública, defesa, serviços de socorro e emergência, resposta a desastres e outras atribuições críticas de Estado, incluindo as realizadas por entes federados, bem como para atendimento aos órgãos públicos federais".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação