Mercado

Ibovespa volta a fechar acima dos 120 mil pontos; dólar cai a R$ 5,38

Após semana positiva e com menos volatilidade, Bolsa marcou máxima de 121.116 pontos na tarde desta sexta-feira (5/2). Especialista aponta que eleições no Congresso tiveram repercussão positiva no mercado financeiro

Natália Bosco*
postado em 05/02/2021 19:25 / atualizado em 05/02/2021 20:05
 (crédito: Miguel Schingariol / AFP)
(crédito: Miguel Schingariol / AFP)

As eleições dos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional marcaram o início de uma semana positiva no mercado financeiro. Além da expectativa de que uma melhor relação entre o Congresso e o Planalto possa influenciar na agenda econômica brasileira, a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que não irá interferir na Petrobras colaborou para a melhora dos ânimos na Bolsa de Valores esta semana. Assim, o Ibovespa teve variação positiva de 0,82%, fechando a sexta-feira (5/2), aos 120.240 pontos, após atingir a máxima de 121.116 pontos. Com ganho de 4,50% na semana, pôs fim a uma sequência de três quedas semanais. O dólar caiu 1,20% no último pregão e fechou cotado aos R$ 5,38. Recuou 1,66% na semana.

O gestor de investimentos da ParMais Alexandre Amorim afirmou que, durante a semana, a Bolsa de Valores agiu de maneira mais tranquila quando comparada às semanas anteriores, que traziam incertezas sobre as eleições para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “A volatilidade caiu bastante, foi uma semana mais tranquila. Os investidores estão digerindo, ainda, as propostas. As eleições no Congresso tiveram resultados que ninguém esperava, todo mundo pensava que seria uma disputa um pouco mais acirrada. Isso deixa o mercado mais tranquilo, aparentemente não teve euforia”, explicou o gestor de investimentos, pontuando que a força demonstrada pelo governo no Congresso é vista de maneira positiva pelo mercado.

Alexandre ressaltou, ainda, que “os próximos três meses são cruciais para o governo mostrar que tem vontade de realmente aprovar a agenda econômica que ele propôs. A expectativa é positiva. Tem bastante dinheiro no mercado. Então, o mercado, por si só, sem notícias negativas, já vai andar sozinho”, finalizou.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação