AGRONEGÓCIO

Safra de grãos deve crescer 4,4%

Jailson R Sena*
postado em 11/02/2021 23:06

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera uma colheita de 268,3 milhões de toneladas na safra de grãos 2020/2021, o que representa um aumento de 4,4% (11,4 milhões de toneladas) em relação ao obtido em 2019/20. Em comparação com o levantamento anterior, o estudo indica um ganho de 3,5 milhões de toneladas, o que é sustentado pelo crescimento de 4,4% na área de plantio do milho segunda safra. Com relação à área total plantada, estimada em 67,7 milhões de hectares, projeta-se um crescimento de 2,7% em relação à safra anterior.

Já em relação ao milho primeira safra, a expectativa é de redução de 0,8% na área cultivada. A produção esperada é de 23,6 milhões de toneladas. Somando-se a segunda e a terceira safras, a produção total poderá atingir 105,5 milhões de toneladas, 2,9% superior à obtida em 2019/20.

“O milho deverá ganhar espaço especialmente sobre o algodão e culturas como o girassol e o gergelim, das quais Mato Grosso é o principal produtor nacional. Fatores que incentivam a opção pelo milho se relacionam às cotações recordes, à demanda firme, tanto externa quanto interna, e à comercialização avançada”, pontuaram os analistas da Conab no relatório.

A soja vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada. Nesta safra, a estimativa aponta para uma área de 38,3 milhões de hectares, 3,6% superior ao último período, e uma produção de 133,8 milhões de toneladas. O feijão mostra um crescimento na primeira safra de 0,6% na área e produção estimada em 1 milhão de toneladas.

*Estagiário sob a supervisão
de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação