Mercado

CVM abre processo sobre troca de comando da Petrobras

Processo administrativo foi aberto no sábado (20/2), após Bolsonaro trocar Castello Branco por general Lima e Silva

Marina Barbosa
postado em 22/02/2021 17:15 / atualizado em 22/02/2021 17:17
 (crédito: Mauro Pimentel/AFP)
(crédito: Mauro Pimentel/AFP)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou um processo administrativo para investigar a troca de comando da Petrobras, que vem mexendo com o mercado desde sexta-feira (19/2) e já causou uma perda de R$ 100 bilhões em valor de mercado à estatal.

O processo administrativo foi aberto pela CVM no sábado (20), um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro nomear o general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras, que hoje é ocupada por Roberto Castello Branco. E, de acordo com a autarquia, trata de "notícias, fatos relevantes e comunicados".

Mais nenhum conteúdo do processo foi divulgado pela autarquia, que vinha sendo cobrada a se posicionar sobre as mudanças na Petrobras. A CVM explicou que não comenta casos específicos e que mais informações só podem ser acessadas em vistas ao processo. 

A expectativa, porém, é que a autarquia se baseie na Lei das Sociedades por Ações (Lei das S.A.) para avaliar o caso. Afinal, a legislação determina que qualquer mudança que possa interferir nos papeis de uma empresa deve ser informada ao mercado por meio de fatos relevantes, o que não aconteceu na Petrobras.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que haveria mudanças na estatal na live que realiza toda quinta-feira à noite. No dia seguinte, nomeou Silva e Lima em edição extraordinária do Diário Oficial da União, após o fechamento do mercado. Só depois disso a Petrobras emitiu um fato relevante ao mercado.

No comunicado, a Petrobras informou que recebeu o ofício do Ministério de Minas e Energia sobre a decisão de Bolsonaro de trocar o comando da empresa. Porém, ressalta que a questão deve passar pelo Conselho de Administração da empresa e lembra que Roberto Castello Branco deve ficar na presidência da Petrobras até 20 de março.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação